Com a contratação de enfermeiros reabriu o Hospital de Caridade São João Batista em Imaruí

Reabriu na segunda-feira (21/9) o Hospital de Caridade São João Batista em Imaruí com 25 leitos, atendimento com Pronto Socorro 24 horas e serviços de raio-x, ultrassom e ambulância também 24 horas. A instituição ficou quase dois anos fechada depois que o Coren/SC realizou a interdição ética por falta de enfermeiros e por outros problemas encontrados pela Vigilância Sanitária Estadual. A decisão foi motivada pela falta de repasse de recursos do município e do Estado, depois de liminar concedida na Justiça.

A prestação de serviços estava prejudicada e agora, com a contratação de quatro enfermeiras(os) e financiamento acordado com a Prefeitura Municipal, além de recursos repassados por uma clínica médica instalada anexa ao Hospital, a população poderá contar com um atendimento seguro e de qualidade. 

A equipe de Fiscalização do Coren/SC atua em defesa da sociedade e para garantir o cumprimento da legislação que pede a presença de um Enfermeiro em todo o período de funcionamento.

PARA ENTENDER:

Em abril de 2017 o Coren/SC realizou a interdição ética e em em agosto de 2018 a Vigilância Sanitária Estadual fechou o Hospital de Caridade São João Batista, uma instituição privada, sem fins lucrativos e pertencente a uma associação que possui diretoria própria. A interdição dos serviços de Enfermagem foi realizada depois de pouco mais de seis anos da primeira fiscalização, segundo relatos das fiscais da Subseção de Criciúma. Naquela época já haviam sido apontadas várias irregularidades que continuaram existindo, como a ausência de Enfermeira(o) Responsável Técnico, péssima estrutura na área de esterilização, falta de registros dos serviços de assistência de Enfermagem, enfim, por más condições de trabalho.

Nada foi feito de melhorias e nem contratados Enfermeiras(os). Ocorreram várias outras reuniões, orientações e até tentativa de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), mas não foi aceito pela instituição.