Debate aborda a Telenfermagem no futuro após a pandemia

Em três noites desta semana,  28 e 29 de setembro e 1 de outubro, enfermeiros e convidados de outras áreas da saúde participaram de um ciclo de debates organizado e promovido pelo Coren/SC, ABEn Nacional e ABEn/SC com o tema Telenfermagem: aplicação e implicações para além de tempos de pandemia.  Foram três eventos virtuais que foram transmitidos no canal TV ABEn Nacional no Youtube.
As conselheiras do Coren/SC Daniella Farinella Jora e Elizimara Siqueira Ferreira estiveram na organização do ciclo e foram mediadoras junto com a diretora da ABEn/SC, professora da UFSC Elaine Forte.
No primeiro dia o tema foi A Resolução da Teleconsulta de Enfermagem no contexto da Atenção Primária em Saúde.  A presidente da ABEn/SC, Angela Alvarez, fez a abertura. A enfermeira Juliana Ciprianoda, da SMS de Florianópolis, especialista em Saúde da Família; Especialista em Gestão da Saúde Pública, especialista em Preceptoria no SUS e Mestranda em Saúde da Família, participou junto com a enfermeira Magda Faria, professora doutora e adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de  docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde.
 
A segunda noite foi sobre Monitoramento remoto para os casos de Covid-19: uma experiência exitosa.  A presidente da ABEn Nacional, Valda Silva, fez a abertura e agradeceu o empenho da ABEn/SC e Coren/SC na realização deste evento. No debate estava o enfermeiro Edson Alves de Menezes do Ministério da Saúde e SMS do Rio de Janeiro, exercendo suas atividades na Coordenação de Área de Planejamento 3.1, TEIAS Manguinhos – ENSP/FIOCRUZ, além de ser membro da Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e sócio fundador da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade- ABEFACO. E junto com ele Sabrina Maria Ferreira Lourenço, usuária dos serviços no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, equipe Fraternidade, bairro Manguinhos (RJ),  e Melissa Zimmermann, usuária dos serviços em Santa Catarina, que deram relatos importantes sobre o teleatendimento recebido e todo o acompanhamento da Enfermagem.

Por fim, a última noite foi sobre Teleatendimento de Enfermagem na continuidade do cuidado com a enfermeira Isabel Maliska do Hospital Universitário da UFSC, doutora em Enfermagem e referência da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno – CIAM/HU/UFSC, e com a enfermeira Renata Albaladejo Morbeck, do Hospital Albert Einstein e atual coordenadora da operação da Telemedicina Einstein.

Os debates foram ricos sobre o uso do Teleatendimento no cotidiano da Atenção Primária, na gestão e seus impactos no trabalho. Para assistir os debates na íntegra basta acessar os links abaixo:

Dia 28 – https://www.youtube.com/watch?v=J5ioJ-8Yj_w

Dia 29 – https://www.youtube.com/watch?v=n2F5gyJYOYo

Dia 1/10 – https://www.youtube.com/watch?v=SnXFw3XlXz0