Roda de conversa abordou os efeitos da pandemia na população idosa e seus familiares

No dia 2 de outubro foi realizada uma Roda de Conversa virtual promovida pela Comissão Para Prevenção à Tortura Santa Catarina da qual o Coren/SC faz parte e que trouxe vários convidados para fazer um diálogo sobre a saúde da população idosa na pandemia. “O objetivo foi pensar os efeitos na população que entrou em confinamento e nas pessoas que já estavam institucionalizadas. Tentamos problematizar aspectos relacionados a garantia de direitos, atenção psicossocial e vínculos durante e pós-pandemia”, disse a conselheira do Coren/SC, Daniella Farinella Jora, que mediou o debate.

Dia 01 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso e faz alusão aos 17 anos do Estatuto do idoso. Em referência a essa data, esse evento trouxe temas como a “Humilhação Social e Envelhecimento”, que foi abordado por Maria Terezinha Corrêa, da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Florianópolis. Mestre em Antropologia (USP), sócia da Associação Brasileira de Antropologia e Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência, Especialista em Ensino de Filosofia (UFSCAR), graduada e Filosofia UFJF e Pedagogia (UNITINS), professora aposentada do Estado de São Paulo e, atualmente, professora municipal de São José, a debatedora integra a Comissão e compartilhou importantes relatos sobre a perda de autonomia e a discriminação com os idosos.

Em seguida, a palestra foi sobre os “Direitos da Pessoa Idosa”, com Ivani Fátima Arno Coradi, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Santa Catarina, servidora da Secretaria de Estado da Saúde com atuação no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e Membro do Colegiado Estadual de Humanização SC. Para falar da “Rede de apoio a pessoa idosa”, a colaboradora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Florianópolis, Angela Maria Conceição Torres.

Por fim, a psicóloga Nanci Cecília de Oliveira Veras abordou o tema “Saúde Psicossocial da Pessoa Idosa”. Nanci é Mestre em Engenharia de Produção  e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento,  com uma linha de Pesquisa na área de Mídia e Conhecimento na Educação. Ela tem Licenciatura em Letras Língua Brasileira de Sinais e Especialização em Psicopedagogia e em Educação Especial Inclusiva, além de também integrar a Comissão de Prevenção à Tortura em Santa Catarina. Ela apresentou dados sobre perspectivas da saúde mental pós-pandemia e quais os desafios enfrentados pelas pessoas idosas

Antes de encerrar a Roda de Conversa, foram apresentados vídeos com depoimentos de pessoas que vem enfrentando os problemas do isolamento, como estão reagindo e ainda um pouco do cenário em algumas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

PARA ASSISTIR A RODA DE CONVERSA NA ÍNTEGRA, clique aqui