Anuidade 2021 do Coren/SC não terá reajuste e pode ser paga em janeiro com 30% de desconto

Conforme Decisão 16/2020 do Coren/SC  aprovada na Reunião Plenária de 14 de outubro, a Anuidade 2021 não sofrerá reajuste, ficando o mesmo valor de 2020 para todas as categorias. Na mesma Decisão, foi aprovado o desconto de 30% para quem optar pelo pagamento em cota única até 31 de janeiro de 2021. As taxas e serviços cobrados pelo Coren/SC também ficarão com os valores congelados em 2021, como prevê a Decisão 17/2020 do Coren/SC. As diretrizes seguem o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que aprovou resolução determinando o congelamento dos valores das anuidades em 2021. Os profissionais acometidos pela COVID-19 que se encontrem incapacitados para o exercício profissional ficarão isentos da taxa. O vencimentos das anuidades já havia sido prorrogado em 2020, em razão da gravidade da situação enfrentada pela categoria durante a pandemia de covid-19.

“Vivemos um momento inédito e cheio de desafios. Nosso foco tem sido de proteção aos profissionais de Enfermagem e precisamos unir esforços para garantir sustentabilidade da entidade que atua na fiscalização do exercício profissional, mas considerando também a crise financeira pela qual atravessamos”, disse a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani.

Para exercer legalmente a profissão, os profissionais de Enfermagem (como outras profissões regulamentadas) devem pagar uma taxa (anuidade) ao Conselho.  Estes recursos sustentam o Sistema Cofen/Conselhos Regionais para que o mesmo defenda a profissão, fiscalizando as instituições de saúde e o trabalho da Enfermagem para garantir o respeito à Lei do Exercício Profissional 7.498/86 e ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Há três formas de pagamento possíveis para anuidade 2021:

I – Com desconto de 30% em cota única até 31 de janeiro de 2021;

II – Em cota única sem desconto até 31 de março de 2021;

III – Parcelado em três parcelas mensais, iguais e consecutivas com o primeiro vencimento em 31 de janeiro de 2021.

Quem optar pelo parcelamento – em até três vezes – deve imprimir os boletos no site do Coren/SC (www.corensc.gov.br), lembrando que a primeira parcela deve ser paga até 31 de janeiro. A cota única também poderá ser paga até 31 de março, mas sem nenhum desconto.