Laboratório de Inovação OPAS/Cofen divulga premiados: 6 ações são de Santa Catarina, sendo um do Coren/SC

O Laboratório de Inovação em Enfermagem, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, fez o anúncio das 16 experiências inovadoras identificadas pela iniciativa que serão premiadas, entre elas 6 são de Santa Catarina e um deles é o projeto do Coren/SC com o tema Implantação de Protocolos de Enfermagem para ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em Santa Catarina. Os outros cinco também são da área de Atenção Primária, sendo quatro da Prefeitura de Florianópolis e um da Prefeitura de Jaraguá do Sul, relatando o uso dos Protocolos de Enfermagem e como melhorou o acesso da população aos serviços nas Unidades Básicas de Saúde.

Os vencedores foram escolhidos depois de uma seleção que avaliou 329 inscritos, 39 apresentaram as ações num seminário em Brasília e 24 foram para a fase de  visita técnica. A cerimônia de reconhecimento às práticas inovadoras ocorrerá no dia 9 de dezembro, no auditório da OPAS, com transmissão em tempo real.

Ao todo, o Laboratório de Inovação recebeu a inscrição de 329 relatos distribuídos em dois eixos temáticos: Ampliação do escopo de práticas e Valorização da Enfermagem. O objetivo do Laboratório de Inovação em Enfermagem é mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no âmbito do SUS, na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e formação profissional. A iniciativa permite analisar as estratégias adotadas pelos profissionais da Enfermagem nas duas temáticas propostas pelo Laboratório.

A presidente Helga Regina Bresciani e a conselheira Elizimara Ferreira Siqueira apresentaram a iniciativa na visita realizada pelos avaliadores  Liliane Augusto, consultora Nacional OPAS e Organização Mundial de Saúde (OMS) e Rodrigo Ataíde, do Ministério da Saúde, nos dias 6, 7 e 8 de outubro em Florianópolis. Participaram ainda da reunião a secretária de Saúde de São João Batista, Karin Cristine Geller Leopoldo, as enfermeiras da SMS/Fpolis Ana Bafica, Cilene Fernandes Soares e a residente Jackeline Viana, a assessora de Atendimento ao Profissional do Coren/SC, Karla Barzan, e de forma virtual a conselheira Ioná Vieira Bez Birolo, a enfermeira responsável técnica da SMS de Xanxerê, Juliana Duarte, junto com a enfermeira Thaise, e a enfermeira responsável técnica de São Ludgero, Greice Lessa.

Título da experiência Tema Representante seminário Estado Município
Implantação de Protocolos de Enfermagem para ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em Santa Catarina. Ampliação do escopo de práticas Elizimara Ferreira Siqueira Santa Catarina Florianópolis – Coren/SC
Ampliação do acesso a partir da inserção de DIU por enfermeiros na APS de Florianópolis. Ampliação do escopo de práticas Laura  Denise R. Castillo Santa Catarina Florianópolis
Apoio matricial de enfermagem no cuidado à pessoa com ferida: inovando e fortalecendo o sistema único de saúde Ampliação do escopo de práticas Cilene Fernandes Soares Santa Catarina Florianópolis