Lançamento: Coren/SC disponibiliza mais dois volumes dos Protocolos de Enfermagem para os municípios e lança todos em E-book

O Coren/SC lançou todos os Protocolos de Enfermagem da Atenção Primária em forma de E-book. Desenvolvidos pela equipe de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS/PMF), os Protocolos podem ser implantados pelos municípios que tiverem interesse. Junto com a novidade do E-book, foram disponibilizados mais dois volumes dos Protocolos: de cuidado com as crianças e de pessoas com ferida.

Para ter acesso, o município deve entrar no Programa de Adesão aos Protocolos de Enfermagem do Coren/SC – CLIQUE AQUI. Quem explica melhor é a conselheira Elizimara Ferreira Siqueira, Responsável Técnica da SMS/PMF na entrevista abaixo:

1 – Qual a importância da difusão dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária para os municípios?

O desenvolvimento dos Protocolos de Enfermagem exige o trabalho de uma equipe, que utilizam dados e informações que são sistematizadas ao longo dos anos e baseadas nas evidências. Por isso, quando a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu os primeiros documentos, o Coren/SC assinou um convênio para que os mesmos pudessem ser utilizados  pelos municípios, ampliando a atuação das/os Enfermeiras/os.

 

2 – Como funciona o Programa de Adesão aos Protocolos do Coren/SC?

A ação de adesão aos protocolos permite a valorização e o protagonismo da Enfermagem na Atenção Primária. Para que o município participe, o Responsável Técnico em Enfermagem (RT) deve preencher o formulário de adesão no site do Coren/SC e selecionar os volumes os quais quer aderir. A Comissão do Coren/SC responsável pelo Programa irá analisar e responder o pedido, o Termo de Adesão então é enviado e deve ser assinado pelo RT e pelo Secretário Municipal de Saúde. A segunda etapa é a capacitação dos profissionais da rede de Atenção Primária para aplicar os Protocolos no dia a dia, que é realizada numa parceria do Coren/SC com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Com a pandemia, esta capacitação foi organizada para ser online, por vídeoaulas.

 

3 – Depois de implantados em 135 municípios, quais os resultados que vem sendo apresentados?

A oferta de Consultas de Enfermagem onde não havia atendimento do Enfermeiro. A ampliação do acesso dos pacientes à Atenção Primária em Saúde (APS) com redução significativa de filas de espera, aumento das consultas de Enfermagem e resolutividade das mesmas, se constituem de fato como inovação e diferencial para as pessoas atendidas.

Além disso, temos a conscientização  da população sobre o papel da Enfermagem na Atenção Primária, quanto à consulta do enfermeiro e que a prescrição de cuidados compete também a prescrição de medicamentos e solicitação de exames, refletindo um cuidado seguro. Também temos a realização de exames com mais rapidez, baseados em critérios fundamentados em evidências científicas.

 

4 – Os e-Books contribuem de que forma para os profissionais que estão no dia a dia nas unidades básicas de saúde?

Esse formato permite atualizações mais frequentes de acordo com novas evidências. O Enfermeiro tem um documento de fácil manejo, estruturado e visando a segurança do paciente e também a segurança do profissional. Os seis volumes dos Protocolos contemplados nos e-Books abrangem as principais demandas dos pacientes ao buscarem o serviço de saúde na APS. A inovação neste final de 2020 vem com a inclusão de dois Protocolos de Enfermagem: Saúde  da Criança e Cuidado à pessoa com ferida o que possibilitará aos Enfermeiros uma ampliação nos cuidados a estes pacientes.