Nova Gestão do Coren/SC apresenta-se ao Comitê do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES)

O Coren/SC integra o Comitê instalado no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), do Governo do Estado, desde o início da pandemia. Na última terça-feira, 12 de janeiro, a conselheira vice-presidente Maristela Assumpção de Azevedo participou da reunião e apresentou a nova Gestão do Coren/SC, ressaltando a importância desta representação e como o Conselho pode colaborar.
Em sua fala, Maristela destacou: “Gostaríamos de expressar a nossa preocupação com os profissionais de Enfermagem, visto que estes estão trabalhando diuturnamente na linha de frente do enfrentamento da pandemia, em condições precárias, baixos salários e carga horaria de trabalho muito grande.  Desde o início da pandemia o Cofen e o Coren SC vêm trabalhando de forma sistemática no sentido de levar a categoria mais segurança para desempenho de suas atividades laborais”.

Ela falou do que já foi feito pela Gestão anterior: “Foi realizada a distribuição de 114 mil máscaras. Realizamos também a fiscalização de mais ou menos 1000 instituições de saúde, com o intuito de verificar as condições de trabalho.  Cerca de 650 processos administrativos firam abertos para verificar fluxos de atendimento e dimensionamento das equipes. Foi criada uma plataforma de apoio em saúde mental, além do observatório da Enfermagem para monitorar os casos de adoecimento. Pois os profissionais afastados sobrecarregam ainda mais as jornadas das equipes”, e concluiu: “Mas apesar desses esforços, infelizmente tivemos no estado 12 óbitos na categoria. No dia de ontem mais um profissional enfermeiro, jovem, atuante política e profissionalmente perdeu sua vida, de forma que essa gestão assume o compromisso de apoiar medidas para preservar essas vidas. Acreditamos que este comitê continuará a tomar medidas de forma a proteger a saúde da população e dos profissionais que estão atuando na linha de frente da pandemia. Estamos dispostos a colaborar para implementar e divulgar as ações que forem acordadas aqui”.