Coren/SC solicita prioridade na vacinação para a Enfermagem catarinense

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) está monitorando e apoiando o Plano Estadual de Vacinação como integrante do Centro de Operações em Emergências de Saúde (COES). Ressaltamos a importância da prioridade da imunização dos profissionais de Enfermagem. O Estado recebe hoje 144 mil doses, mas apenas para os grupos prioritários são necessárias 426 mil doses.

Por isso, a Direção do Coren/SC definiu em reunião na última sexta-feira (15/01) solicitar oficialmente ao Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, e ao Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, assim como aos 295 prefeitos municipais, que haja prioridade da vacinação para os profissionais de Enfermagem, já que são responsáveis pelo cuidado direto dos pacientes em todos os ambientes das instituições de saúde.

No mesmo Ofício, protocolado nesta segunda (18/1) no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina e na Secretaria de Estado da Saúde, foi solicitado o cronograma de vacinação dos profissionais de Enfermagem e dos demais profissionais de saúde. LEIA NA ÍNTEGRA O PEDIDO, CLIQUE AQUI.

A Enfermagem representa mais de 60% dos profissionais do serviço de saúde e está presente 24 horas por dia com o paciente, sete dias por semana, e, por isso deve ser considerada prioritária. Quem cuida deve ser cuidado, para poder agir com segurança e competência.
“A categoria está exaurida, com 11 meses de pandemia atuando na maioria das vezes, em condições precárias de trabalho. Queremos vacina para todos, mas quem vacina é a Enfermagem e precisamos estar protegidos para poder cuidar da população”, diz o presidente do Coren/SC, Gelson Albuquerque.

Abrace as causas da Enfermagem, vacina é um ato solidário e urgente.

#abraceaenfermagem #vacinaparaquemvacina