Imunização em Santa Catarina inicia nesta segunda depois de enfermeira ter sido a primeira brasileira vacinada contra Covid-19 no Brasil

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou nesta segunda-feira pela manhã, 18/1, o “Ato Simbólico de Recebimento das Vacinas – Brasil Imunizado”, em São Paulo, com a entrega das doses contra a Covid-19. A cerimônia, realizada pelo Ministério da Saúde, teve a participação de outros estados. A vacinação foi autorizada a iniciar a partir das 17h em todos os Estados. “São mais de 126 mil doses, que serão recebidas pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde para separação e catálogo dessas vacinas, e hoje mesmo serão distribuídas às regiões e municípios catarinenses. Deveremos iniciar hoje, então, a imunização da sociedade catarinense. Hoje é um dia histórico”, declarou Ribeiro.    

O governo de Santa Catarina já havia anunciado que, tão logo as vacinas chegassem ao Estado, seriam enviadas aos municípios em até 24 horas. Forças federais de segurança informaram que farão a escolta do carregamento das doses desde o desembarque, na Base Aérea de Florianópolis, até o centro de distribuição, em São José. O horário do voo não será divulgado por estratégia operacional. 

VACINAÇÃO INICIADA – A enfermeira intensivista Mônica Calazans, plantonista do hospital paulista Emílio Ribas, referência em infectologia e Covid-19, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Mônica recebeu no domingo (17/1) a primeira dose da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. “Estou muito orgulhosa de tudo isso. Meu nome está aí no mundo inteiro. Mônica Calazans, 54 anos, negra e participante de pesquisa. […] Tenho muito orgulho disso e falo, como brasileira: vamos nos vacinar. Não tenham medo. É isso que nós estávamos esperando”, afirmou a enfermeira à imprensa, rebatendo as críticas dos negacionistas. Mônica atua na linha de frente do combate à Covid-19, e foi voluntária nos testes da vacina. Moradora de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, Mônica trabalhou como auxiliar de Enfermagem por 26 anos e cursou a graduação já na maturidade.

Logo após Mônica, foi vacinada Vanusa Kaimbé, indígena guarani que vive em aldeia em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. “A vacina salva vidas. É a única garantia da nossa existência”, afirmou Vanusa. Indígenas e profissionais de Saúde estão entre os grupos prioritários para a vacinação. O enfermeiro Wilson Paes de Pádua também foi vacinado neste domingo histórico para o país.

Vacinas aprovadas – A Anvisa anunciou no domingo a autorização para uso emergencial das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Os testes indicam que ambas têm eficácia similar, segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Imunologia.

Com informações do Sistema Cofen/Regionais