Campanhas de imunização contra a Covid-19 iniciam em todo o Estado e a Enfermagem deve ser prioridade

O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina na segunda-feira, 18/1, no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina. O enfermeiro é morador da capital, tem 55 anos e trabalha há 28 no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. “É um alívio para todos nós, especialmente para as famílias que vemos o sofrimento. Pedimos que todos se vacinem porque não sabem como é ruim lá as pessoas internadas sem conseguir respirar, viradas de barriga para baixo para ver se conseguem respirar. Pensem em seus pais, tomem a vacina em nome do amor”, disse ele em entrevista depois da solenidade que contou com a presença do governador Carlos Moisés e do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. A vacinadora foi a enfermeira Iula Luana Bastos, gerente de Imunização de São José, e ela atua também como técnica de Enfermagem no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José.

Além de Júlio, mais duas pessoas receberam a primeira dose do imunizante no fim da tarde desta segunda-feira, 18: a gestora ambiental Eunice Antunes (nome indígena Kerexu Yxapyry), liderança da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, e o idoso João de Jesus Cardoso, que reside em uma instituição de longa permanência em São José. A técnica de Enfermagem Patrícia Coelho, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), também fez as primeiras vacinas durante a solenidade.

Nesta terça, dia 19/1, a vacina contra a Covid-19 já está a caminho das regionais de Saúde espalhadas por todo o Estado. As doses começaram a sair da Grande Florianópolis a partir das 6h30min por meio terrestre e aéreo.  As definições sobre a distribuição foram confirmadas na noite desta segunda-feira, 18, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, 71.040 doses estão distribuídas entre os 295 municípios catarinenses. Esses insumos correspondem à primeira dose que deverá ser dada aos grupos prioritários. A segunda dose será enviada posteriormente pela SES.

Diante do quantitativo recebido, a SES definiu prioridades dentro dos grupos indicados na primeira fase do Plano de Vacinação. Sendo assim, nesta primeira etapa, deverão ser vacinados 6.026 pessoas, com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), 263 pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizados), 7.710 indígenas acima de 18 anos de idade aldeados (vivendo em terras indígenas) e 54.385 trabalhadores de saúde.

O Coren/SC solicitou às autoridades por meio de Ofícios enviados ontem ao Governador e ao Secretário de Estado da Saúde que priorize os profissionais de Enfermagem nesta primeira fase. Os 295 prefeitos também estão recebendo um Ofício com a mesma solicitação e colocando o Conselho à disposição para colaborar com as campanhas de imunização. LEIA MAIS AQUI

“Este é um passo importante, temos a certeza absoluta de que vai fazer a diferença nos próximos meses. Mas é necessário alertar que, mesmo com o início da vacinação, ainda estamos na pandemia e precisamos tomar os cuidados, como manter o distanciamento, usar máscara e higienizar as mãos”, lembrou o secretário.

Na avaliação do presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Paulo Roberto Weiss, o início da imunização representa uma sinalização de esperança para os catarinenses. “A saúde é tripartite, então depende do Governo Federal, do Governo do Estado e dos municípios. A chegada da vacina vai trazer a esperança de dias melhores para todo o nosso povo, e passa o recado para que a população acredite na ciência”, destacou o presidente.