Hospital Florianópolis é o primeiro a vacinar os profissionais na Capital

Ocorreu hoje, 19/1, as primeiras aplicações da dose da vacina contra a Covid-19 no Hospital Florianópolis, na Capital, instituição estadual administrada pelo IMAS (Instituto Maria Schmitt). A  primeira colaboradora vacinada foi a Técnica de Enfermagem Nadir da Silva, atuante no setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em seguida, a enfermeira Barbara Broering e Silva (Supervisora da UTI) também foi imunizada. O fluxo foi organizado pelo Diretor de Enfermagem David Molina Carneiro e o enfermeiro Gabriel Mendes Santana, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
“É uma sensação de vitória ter sido imunizada. Esta pandemia nos trouxe muitas tristezas. Esta vacina é mais uma das conquistas para os profissionais de saúde”, comemorou Nadir.

Enf. Gabriel Mendes Santana (SCIH) e Técnica de Enfermagem Nadir da Silva (UTI)

Enfermeiros Gabriel Mendes Santana (SCIH), Barbara Broering e Silva (Supervisora UTI) e David Molina Carneiro (Diretor de Enfermagem)

“Eu fico lisonjeado em ser o diretor de Enfermagem do Hospital referência para tratamento da Covid-19 e agora mais ainda em ter iniciado a campanha de vacinação de Florianópolis aqui, com nossos profissionais que estão na linha de frente. Este é um marco histórico e tenho satisfação de pensar que direi no futuro que fiz parte desta história”, disse David Molina Carneiro.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde divulgou na segunda-feira o plano municipal para vacinação contra o novo Coronavírus.  A primeira fase será destinada aos trabalhadores da Saúde, idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), idosos acima de 75 anos, idosos acamados, posteriormente idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizados.
Entre os profissionais de saúde, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas do novo Coronavírus, que serão vacinados em seus locais de trabalho. As ampliações para a imunização de outros profissionais ocorrerá conforme os quantitativos de vacina forem chegando.A Fase 2 será composta por Pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis. A terceira fase será composta por residentes no município com comorbidades especificadas no plano de vacinação como diabetes, câncer, IMC acima de 40 e pessoas com transplante, por exemplo. As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizantes e programação do Ministério da Saúde.

Para as fases seguintes de vacinação, as pessoas que ainda não tiverem cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderão, por meio de um aplicativo que deve ser lançado nos próximos dias, abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde. A população que já consultou em algum Centro de Saúde, UPA ou Policlínica, já recebeu vacina em algum momento ou já pegou medicamento em alguma farmácia municipal, já possui um cadastro e poderá acessar seus dados pelo aplicativo.

Segurança das vacinas:  A Prefeitura de Florianópolis organizou um sistema de segurança das vacinas para o novo coronavírus. Os imunizantes receberão escolta das forças policiais do almoxarifado municipal até os Centros de Referência de vacinação, que estão sendo fechados e serão divulgados nos próximos dias. A abertura dos Centros de Vacinação ocorrerá conforme a chegada de vacinas e da sua quantidade.

Os Centros de Saúde continuarão atendendo a população normalmente. A administração municipal lembra que os locais de vacinação, bem como outras informações sobre a campanha, serão divulgados assim que as doses forem chegando ao Município. Nesta primeira etapa, a vacina contra o Coronavírus não será feita em Centros de Saúde, mas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e Instituições de Longa Permanência. Sempre que novos lotes de vacinas chegarem ao município, as estratégias de cada etapa da campanha serão amplamente informadas.