MANIFESTO: Coren-SC apoia vacinação contra a COVID-19 e exige que profissionais de Enfermagem sejam tratados com prioridade

A Diretoria do Coren-SC, reunida em 15/01/2021, aprovou ad referendum da Reunião de Plenário, o Manifesto intitulado:
Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) apoia vacinação contra a COVID-19 e exige que profissionais de Enfermagem sejam tratados com prioridade

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) vem manifestar seu apoio à campanha de vacinação contra a COVID-19, causada pelo Sars-CoV-2, defendendo que seja realizada em 100% da população brasileira. A vacinação é urgente e prioritária! Rechaçamos, assim, qualquer manifestação contrária ao que é preconizado por autoridades sanitárias brasileiras. Ao lado de medidas tais como: higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social, a vacinação é uma estratégia crucial de enfrentamento e de controle dessa pandemia, que atingiu quase 90 milhões de pessoas no mundo, das quais 2 milhões foram a óbito, sendo mais de 210 mil somente no Brasil (segundo lugar no ranking mundial de mortes pela pandemia).
Manifestamos, também, nossa solidariedade ao povo do Amazonas, face à grave crise sanitária que assola Manaus. O colapso daquele sistema de saúde é consequência da falta de planejamento e de proteção à vida, por parte de governantes irresponsáveis que, ao apostarem na imunização de “rebanho” sem cobertura vacinal e/ou medicação específica, levaram a inúmeras mortes que poderiam ter sido evitadas. Esse sistema político, que não prioriza a vida, está fadado ao insucesso. Portanto, reafirmamos a importância de fundamentar as decisões – políticas, institucionais e profissionais – nos preceitos e evidências científicas!
Por outro lado, além de reconhecer a importância da ciência na produção dos conhecimentos sobre a doença e na produção das vacinas para seu controle e prevenção, compreendemos que a responsabilidade em relação ao enfrentamento e ao controle da COVID-19 cabe a todos os segmentos da população: governo, prestadores de serviços, instituições de ensino, profissionais da saúde e população.
Como profissionais de Enfermagem (somos mais de 60% da força de trabalho na área da saúde no Brasil), temos a responsabilidade de mobilizar, esclarecer e orientar a população sobre a importância e a necessidade de aderir à vacinação, que terá impactos favoráveis na proteção das pessoas e das coletividades. Informar adequadamente à população é parte de nossas obrigações profissionais! Mesmo estando, muitas vezes, física e mentalmente exaustos, por dever de ofício, estaremos sempre ao lado da população e da verdade, evitando que gerações se percam por desinformação e/ou atitudes negacionistas.
O Coren-SC não coaduna com atitudes contrárias à vacinação, especialmente relacionadas à disseminação de informações falsas, chamadas de fake news, e que induzem à doença e à morte.
Somos a favor da vacina, da saúde pública, do Sistema Único de Saúde, da ciência com consciência e da corresponsabilidade em favor da vida!
Foi emblemático que a primeira brasileira a ser vacinada contra o SarsCOV-2 tenha sido uma enfermeira. Mônica Calazans representou todos os 2,3 milhões de profissionais de Enfermagem brasileiros e os 65 mil profissionais de Enfermagem catarinenses que atuam, desde março de 2020, incansavelmente, para minimizar os efeitos danosos dessa pandemia. A Enfermagem trabalha nas emergências, em unidades de terapia intensiva, em unidades clínicas e cirúrgicas, em unidades de pronto atendimento, em centros de saúde, em unidades básicas de saúde, em consultórios, em clínicas, em casas de repouso/residenciais de idosos, e nas casas dos usuários dos serviços de saúde, atuando 365 dias ao ano, 24 horas por dia, aos sábados, domingos e feriados. Não temos dia e hora, estamos sempre prontos a proteger a vida dos indivíduos e coletividades. Onde estivermos, estaremos com a população, ofertando serviços com qualidade e segurança.
Entretanto, somos a categoria profissional com o maior número de mortos e infectados do setor saúde, face nossa exposição diuturna a pessoas contaminadas e doentes, muitas vezes sem equipamentos de proteção individual em quantidade e qualidade necessárias, em condições precárias, sem a devida remuneração pela importância de nosso trabalho!
Isso posto, notificamos o Governador do Estado de Santa Catarina, Senhor Carlos Moisés da Silva, e os 295 prefeitos e prefeitas catarinenses, para que as profissionais de Enfermagem sejam prioritários no processo vacinal. Enfermeiras, Técnicas de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Obstetrizes devem ser as primeiras a serem vacinados! Somos o maior número de profissionais aptos para vacinar a população e devemos ser, então, os primeiros profissionais a serem vacinados.
Junto com o Conselho Federal de Enfermagem e os demais Conselhos Regionais de Enfermagem, lutaremos para manter a saúde como direito de todos e dever do Estado! Defenderemos o exercício profissional da Enfermagem, em consonância à Lei do Exercício Profissional da Enfermagem Brasileira e de nosso Código de Ética, sempre vigilantes na defesa e proteção da vida, por ser um direito universal e inalienável!

Gelson Luiz de Albuquerque
Coren-SC 25.336-ENF