Secretário de Estado da Saúde reforça à direção do Coren/SC que prioridade da vacina é para a Enfermagem na linha de frente

Em audiência nesta tarde de sexta-feira (22/1), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmou ao presidente do Coren/SC Gelson Luiz de Albuquerque que os profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente do combate à Covid-19 são prioridade nesta primeira fase da campanha de vacinação. A resposta foi dada devido ao Ofício entregue pelo Conselho assim que a vacinação iniciou, no dia 18/1, solicitando esta priorização e o cronograma de vacinação no Estado. A conselheira vice-presidente Maristela Assumpção de Azevedo e a conselheira tesoureira Daniela Maçaneiro participaram da reunião, onde também foram discutidas algumas parcerias, incluindo as representações que o Conselho possui hoje no Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES).

O presidente do Coren/SC falou ao secretário sobre a preocupação com algumas falhas na execução da imunização em alguns municípios. “Estamos recebendo muitas denúncias de que em alguns lugares já temos cronogramas para vacinação de setores administrativos, e que em municípios próximos não existem vacinas suficientes para atender aos profissionais da linha de frente, conforme decidido pela reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Nas maiores cidades nem todos os integrantes da equipe de UTI Covid e unidades de internação Covid-19 receberam o imunizante”, relatou Gelson Luiz de Albuquerque, que destacou ainda que o Conselho está implantando uma plataforma para monitorar os registgros de profissionais que se  enquadram na pactuação com a CIB e não estejam sendo vacinados.

O secretário disse que toda a estratégia da SES/SC cumpre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, conforme deliberação da CIB assinada na última segunda-feira, 18 de janeiro. “Estas denúncias devem ser formalizadas, enviadas à CIB e à Vigilância Estadual, pois iremos notificar, envolver o Ministério Público de Santa Catarina e de alguma forma punir. Não podemos deixar que desviem o que foi acordado e estabelecido nos Planos de Imunização”, disse o secretário.

O presidente do Coren-SC apontou que encaminhará à SES/SC os registros referentes a desvios na execução do processo de imunização. “Não deixaremos que furem a fila, a prioridade é o profissional que está atendendo, inicialmente as populações acometidas pela Covid-19, depois aos demais profissionais de saúde e a população apontada nas quatro fases do Plano Estadual de Vacinação da Covid-19”, concluiu Gelson Albuquerque.

SAIBA MAIS – Plenário do Coren/SC lançou um Manifesto de apoio à vacinação e exigência da priorização da Enfermagem.