Coren/SC pede ação das autoridades para evitar propaganda enganosa de tratamento comprovado da Covid-19

Foto: Hora de SC

A direção do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) enviou documento nesta tarde (25/1) para a Vigilância Sanitária Estadual, Conselho Regional de Farmácia, Procon de Santa Catarina e Procon de Florianópolis solicitando medidas cabíveis contra a venda de medicamentos em uma farmácia na Capital com a propaganda de que os mesmos são eficazes no tratamento da Covid-19. Na estante, as embalagens de  Nitazoxanida são expostas com a frase “Aqui tem Nitazoixanida, o tratamento precoce comprovado para a Covid-19”.

“A irresponsabilidade do estabelecimento em anunciar o medicamento desta forma, como incentivo à automedicação sem comprovação científica, coloca em risco o consumidor”, disse o presidente do Coren/SC, Gelson Luiz de Albuquerque. A preocupação do Coren/SC é com o cuidado em saúde da população, pois a Enfermagem atua em prol da qualidade de vida, do atendimento integral dos pacientes, com base na ciência e nos conhecimentos técnico-científicos adquiridos durante a formação e na prática diária das atividades da categoria.

No documento, o Coren/SC solicita aos dirigentes das quatro instituições que as medidas legais sejam tomadas para mitigar os riscos à saúde da população.