Deputada federal Carmen Zanotto debate vacinação e pandemia com conselheiros na sede do Coren/SC

A deputada federal Carmen Zanotto, enfermeira catarinense, esteve no final da tarde desta sexta-feira (12/2) na sede do Coren/SC. Em reunião com os novos integrantes da direção e do Plenário, Carmen conversou sobre projetos de lei em andamento e debateu os desafios do atual cenário de pandemia, assim como sobre o andamento da vacinação. “Estamos em constante defesa da Enfermagem e precisamos do apoio de todos para continuar mostrando o protagonismo da categoria”, disse a única representante da Enfermagem no Congresso Nacional.

O presidente do Coren/SC, Gelson Albuquerque, aproveitou a oportunidade para falar do acompanhamento dos cronogramas de vacinação e os problemas que tem sido relatados pelos profissionais. “Estamos trabalhando para monitorar a priorização dos profissionais de Enfermagem e temos recebido denúncias de problemas em algumas instituições de saúde, cuja vacinação foi realizada em categorias que não estão na linha de frente ou que deixaram parte das equipes de Enfermagem em segundo plano”. A vice-presidente Maristela Azevedo, a tesoureira Daniela Maçaneiro e as conselheiras Kátia Caetano e Neide Gomes Pereira estiveram presentes no encontro.

A deputada disse ter conhecimento de alguns casos, mas não sabia que era essa a realidade dentro de hospitais ou clínicas e que é preocupante.

ASSISTA O VÍDEO DA DEPUTADA NA SEDE DO COREN/SC

Ela lembrou do Projeto de Lei votado na quinta-feira (11) que criminaliza os casos de desvios chamado de “infração a plano de imunização”, atualmente não previsto no Código Penal. Além do fura-fila, a proposta criminaliza qualquer afronta à operacionalização de planos de imunização federais, estaduais, distritais ou municipais. Pela proposta aprovada, o crime abarca todas as vacinas, e não apenas as doses contra a Covid-19. A pena estabelecida no projeto é de um a três anos de detenção e multa. Esta pena pode ser aumentada em um terço caso envolva falsificação de atestado e outros documentos.

ASSISTA A FALA DA DEPUTADA CARMEN ZANOTTO NO PLENÁRIO DA CÂMARA (11/2)

Carmen Zanotto pediu apoio do Coren/SC para estudar o PL antes que ele seja aprovado no Senado, onde está tramitando agora. “Que sejam punidos aqueles que cometeram irregularidades, mas é preciso evitar generalizações. Essas denúncias não podem atingir todos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que estão no programa de vacinação e enfrentamento à Covid arriscando suas vidas. Eles precisam receber o reconhecimento da população”, afirmou. A deputada ponderou que há locais em que a aplicação de vacinas pode não estar sendo realizada por profissionais treinados. “É possível que não estão seguindo os critérios técnicos preconizados pelo Conselho de Enfermagem e pelas universidades de saúde”, argumentou.