Enfermeira Carmen Zanotto aceita cargo como Secretária do Estado da Saúde em Santa Catarina

A Enfermeira e deputada federal Carmen Zanotto aceitou convite para assumir a Secretaria da Saúde de Santa Catarina. Deverá suceder o secretário André Motta Ribeiro. O convite foi feito pela governadora interina, Daniela Reinehr.  A posse deve ocorrer nos próximos dias.

Carmen é relatora da Comissão Externa de Combate à Covid-19 e comentou que foi surpreendida com o convite súbito, mas entendeu que não poderia se furtar de colaborar com Santa Catarina no enfrentamento à pandemia, ainda mais neste momento crítico. Ela sinalizou que está disposta a dar vazão a demandas de custeio que estariam estagnadas na Saúde.

A lageana é Enfermeira formada pela UNC (Universidade do Contestado) e tem uma longa trajetória nas áreas política, parlamentar e da saúde. Carmen já atuou como Secretária Adjunta e Secretária de Estado de Saúde entre 2003 e 2010, e também foi Diretora de Enfermagem no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e Diretora Administrativa do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, ambos em Lages.  Além disso, foi secretária de Saúde do município de Lages entre 1993 e 1999, e vereadora entre os anos de 2001 e 2004. Em 2020 foi candidata a prefeita da cidade.

Como deputada federal sempre afirmou que seu mandato pautaria na atuação em defesa da saúde, e demais recursos para o sistema público e implementação das leis para que os pacientes possam ter atendimento mais rápido. No início deste ano, em 12 de fevereiro, Carmen Zanotto esteve no Coren/SC para falar do cronograma de vacinação e das ações de enfrentamento da pandemia.