Nota de pesar: professora da UFSC Margareth Linhares Martins não resistiu às complicações da Covid-19

Esse é um dia triste para muitos colegas professores da UFSC, mas também de uma legião de enfermeiros egressos do Curso de Graduação de Enfermagem da UFSC que conviveram com a colega e professora Enfermeira Margareth Linhares Martins. Carinhosamente era chamada de “Guinha”, sorriso largo, meiga, falante, muito franca, dedicou a maior parte de sua vida profissional à Estomaterapia. Foi professora da UFSC entre 1979 e 2007 e, mesmo depois da aposentadoria, continuou trabalhando e contribuindo com o ensino da graduação, nas aulas de Avaliação Clínica de Pessoas com Feridas, nos projetos de extensão e pesquisa. Estimulou com sua vivência e sabedoria estudantes e profissionais a se dedicarem ao estudo das feridas, incontinências e estomias. Foi uma das idealizadoras do projeto de extensão Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC) e teve importante apoio da Associação Regional da Pessoa Ostomizada e da Associação Brasileira de Ostomizados, sendo instrumento de luta para melhorar a condição de vida dos ostomizados. Pelos serviços relevantes ao ensino superior em Florianópolis, foi homenageada pela Câmara Municipal de Florianópolis, em 22 de março de 2016, tendo recebido a Medalha Professor João David Ferreira Lima.

Uma pessoa sempre ativa continuou atendendo as pessoas no domicílio, como autônoma, pois o cuidado estava em sua essência. Na linha de frente do atendimento domiciliar, acabou sendo contaminada pela Covid-19 e, no dia 13 de março internou no Hospital de Caridade, Florianópolis. Neste 01 de abril de 2021 faleceu na UTI daquela instituição. A “Guinha” deixa três filhos, dois netos e uma neta, que darão sequência aos ensinamentos e princípios por ela defendidos, aos quais nos solidarizamos nesse momento. O seu exemplo de amorosidade nunca será esquecido!

Descanse querida colega!

 

O Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada – GAO/UFSC também fez uma homenagem:

Nosso grupo está triste e de luto pela perda desta querida professora e amiga, sua trajetória em nossas vidas, sua presença amiga está descrita nas palavras de despedida de Rode.

 

 

Com um sopro começamos a jornada e um último põe fim a caminhada. Agora é hora do descanso. Ficam memórias, lembranças. Tu estás em cada canto da minha casa porque és aquela que guarda no teu coração a todos nós e ofereces presentes com a mesma facilidade com que abraças prolongadamente, acaricias cada um de nós. És a guardiã, a protetora, aquela que está sempre conosco, a amiga sobretudo amiga!
Humana no seu significado mais profundo. És amor, gratidão, dedicação, zelo, alegria, paz, és parte de cada um de nós, assim como nós somos parte de ti. A tua presença faceira, bonita, iluminada com sombra rosa cintilante nas pálpebras, adereços bem escolhidos em sintonia com as roupas em tom de rosa claro, bolsa e sapatos com saltinho discreto. Quanta elegância. E elegância somente é reconhecida naquela que sabe sê-lo com as palavras, com os gestos, com o comportamento, com o caráter. Boa ouvinte, acalma os ânimos e vê o que há de bom nos envolvidos. Sempre há algo bom no ser humano! Boa observadora e líder nata. O GAO é prova da determinação, da lucidez, da tua coragem em manter firme um propósito! Mais que a caminhada, foi desbravar o teu próprio caminho e nos fazer teus seguidores.
A leveza dos anjos tu a conheces, a dignidade humana tu a exercitas, agora estás por conta do teu Deus que te acolhe e te recebe e sabe do és capaz!
Descanse em paz!
Te amamos e te conservamos em nossos corações agora partidos, sofridos. Nós nos cuidaremos daqui da terra para que nossos corações melhorem, para que a nossa dor se transforme em saudade da amiga amorosa.
Levas um pedaço de mim e eu fico com um pedaço de ti.