Coren/SC e Secretaria da Saúde atuam para garantir vacinas para profissionais da Enfermagem

 

Presidente Gelson Albuquerque e conselheiras do Coren/SC estiveram reunidos com a secretária estadual da Saúde, Carmen Zanotto

Em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Coren/SC está realizando um levantamento dos profissionais de Enfermagem que não receberam vacina contra a Covid-19.

A iniciativa tem o objetivo de mensurar a demanda pela vacinação de profissionais que estão no grupo prioritário sem ainda terem sido imunizados, a fim de planejar com as autoridades estaduais uma ação imediata para garantir o acesso.

O presidente do Coren/SC, Gelson Albuquerque, destaca que a ação foi articulada em consenso com a secretária estadual da Saúde, Carmen Zanotto.

“A aproximação entre o Coren e a secretaria, na gestão da secretária Carmen, tem se mostrado eficiente e muito benéfica na valorização dos profissionais da Enfermagem”, afirma Gelson, destacando que a iniciativa do levantamento partiu de um alinhamento entre ambos.

Carmen também é enfermeira de formação. Desde que assumiu a pasta da Saúde, tem acenado com gestos que visam a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. A secretária tem se dedicado a garantir o cronograma correto de vacinação.

“A vacinação é o último passo para sairmos da crise. A meta é que consigamos vacinar mais de 90% dos grupos prioritários nesta fase”, afirmou Carmen esta semana.

“Precisamos de unidade e que cada um de nós faça a sua parte. Além da vacinação, os cuidados individuais devem continuar, como o uso da máscara e a higienização das mãos. Estamos trabalhando fortemente também no chamamento das pessoas que já tomaram a primeira dose para que tomem a segunda, e assim garantir a eficácia da vacina”, acrescenta a secretária.

Os dados obtidos pelo Coren/SC em relação ao número de profissionais da Enfermagem que ainda não foram vacinados serão repassados à SES, a pedido da secretária, para que se tomem as ações necessárias.