Grávidas e puérperas devem ser vacinadas contra covid-19

O Ministério da Saúde orientou, em nota técnica divulgada nesta semana, que todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) sejam priorizadas na vacinação contra a Covid-19. Gestantes com comorbidades já haviam sido incluídas nos grupos prioritários em 15 de março.

A data da efetiva vacinação depende da chegada dos imunizantes, mas a previsão é que sejam vacinadas ainda no mês de maio. “Não há indicativo de suspender a amamentação em razão da vacina”, informa o professor Herdy Alves, coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem.

Gestantes e mulheres no pós-parto estão em maior risco de hospitalização e morte por Covid-19. O impacto da pandemia na saúde das mulheres, em especial às gestantes, já havia sido demonstrado por publicação no International Journal of Gynecology and Obstetrics, que descreveu a ocorrência de 124 óbitos maternos por covid-19 no Brasil até 18 junho de 2020. Na época, o país respondia por 77% das mortes por covid-19 documentadas entre gestantes.

Confira nota técnica divulgada em 2020 pelas entidades de Enfermagem.

Fonte: Ascom – Cofen