Conselheira realiza visita ao Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada

 

A conselheira Maria Elisabeth Kleba, à convite das Enfermeiras e Responsáveis Técnicas Luana Dondé e Elys Regina Marsango, visitou o Hospital Santa Luzia, de Ponte Serrada, no último 23 de abril. O objetivo foi conhecer a ala de saúde mental e a estruturação da assistência de Enfermagem, que vem sendo implementada na instituição. 

A visita faz parte do Projeto Conselheiro Presente, idealizado pela atual gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), destacando a Enfermagem Valorizada e Participativa. Kleba é conselheira da Subseção de Chapecó.

No roteiro, a conselheira teve a oportunidade de se reunir com Erick Takahashi (Médico Hospitalista, membro da direção) e Ivan Moraes (Coordenador nacional do Movimento Hacking Health), conhecendo iniciativas de reestruturação que vêm sendo feitas desde janeiro de 2020, com destaque para a ala de saúde mental, que conta com 43 dos 72 leitos de internação.

Entre os temas abordados na conversa, a equipe realçou a implantação de tecnologias inovadoras na organização dos processos, como o trabalho interprofissional na passagem de plantão, no acolhimento e na assistência aos usuários com demandas de saúde mental, envolvendo familiares e profissionais do município de origem. 

A equipe desenvolveu protocolos para orientar a assistência prestada nos diferentes setores do hospital, salientando a importância da participação de todos os profissionais em sua construção e validação permanente. Uma iniciativa que tem contribuído no fortalecimento dessas ações é a assessoria proporcionada pelo Hacking Health, com o qual o Coren/SC realizou uma importante parceria por meio do projeto “Compartilhe e Inspire”. Ele é coordenado pela Enfermeira Daniela Farinella, vinculada ao Senac e ex-conselheira e secretária na gestão do Coren/SC entre 2018 e 2020.

As enfermeiras manifestaram, também, interesse na criação da Comissão de Ética de Enfermagem no Hospital, compreendendo que poderá potencializar o diálogo na equipe de Enfermagem, motivando os profissionais ao estudo e à incorporação de medidas para qualificação do exercício profissional na instituição.