Coren/SC esteve presente na abertura da 19a Semana Científica da Unesc

O protagonismo do profissional da Enfermagem na linha de frente da pandemia de Covid-19 e as reivindicações da categoria para valorização do papel primordial na área da saúde foram assunto na abertura oficial da 19ª Semana Científica de Enfermagem, evento promovido de forma virtual na noite desta segunda-feira (10/5) e que segue com extensa programação até sexta-feira (14/5). O encontro, promovido pelo curso de graduação em Enfermagem da Unesc contou com a participação de lideranças da Universidade, além de referências estaduais e nacionais da área.

A abertura oficial, transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube, contou com a presença do presidente do Conselho de Enfermagem de Santa Catarina, Gelson Albuquerque, da presidente do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem, Bruna Martins Mendes; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Julio Zavadil; do secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande; da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Jussara Martini; da deputada e enfermeira Carmen Zanotto.

Com palestras, mesas redondas, debates e apresentações de trabalhos acadêmicos, a Semana Científica iniciada nesta noite será a oportunidade de, conforme a presidente da comissão organizadora e coordenadora do curso, Ioná Vieira Bez Birolo, encarar um dos grandes desafios do campo da enfermagem e da saúde: manter e elevar a qualidade na formação, assim como a atualização profissional. “É com a responsabilidade de vencer esse desafio que anualmente realizamos a Semana, propondo formas de ensinar de acordo com os tempos atuais. As incertezas e os efeitos advindos da pandemia de Covid-19 geraram consequências das mais graves até as mais inusitadas no contexto nacional, que reproduz muitas das contradições do cenário internacional, acrescidas ao cenário de um país em que as desigualdades são imensas e históricas. Não poderíamos deixar de trazer essa realidade ao debate”, afirma.

De acordo com Ioná, a programação gira em torno do trabalho da Enfermagem em tempos de crise, com a interface do teleatendimento, do empreendedorismo, da internacionalização, da pesquisa, da saúde mental e da enfermagem intensivista, além de apresentações de trabalhos científicos e do 12º encontro de egressos.

Profissão em destaque

A evidência do papel do profissional da enfermagem nos diferentes níveis de serviços em saúde, conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, representante da equipe de gestão da Instituição, coloca em destaque um dado já levantado pelo Fórum Econômico Mundial de 2020. “O Fórum destacou a enfermagem entre as principais em meio às 96 profissões deste novo tempo. De acordo com o historiador Yuval Harari, essa é uma das poucas profissões que a inteligência artificial não conseguirá substituir nos tempos futuros: a arte do cuidado. Para ele, as relações humanas serão os diferenciais que assegurarão a assertividade das profissões nessa nova realidade. Isso é fato. Portanto, sigam firmes e constantes nessa linda profissão”, pontuou Gisele.

Ainda na abertura oficial da Semana, colegas fizeram questão de homenagear os colegas de profissão que perderam a vida no enfrentamento da pandemia. “Precisamos prestar nossa homenagem aos 779 colegas da enfermagem brasileira que partiram dessa existência, vítimas da pandemia, fato que muito nos entristece. Aqui em nossa Universidade também tivemos perdas de egressos que, como tantas outras vítimas, nos deixaram precocemente em virtude da pandemia de Covid-19”, disse a professora e mediadora da noite, Fabiane Ferraz.

Além dela, a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem Mira Dagostim participou da mediação das palestras e interação com os espectadores no YouTube.

A transmissão pode ser assistida na íntegra no link: