Lutas da categoria marcam abertura da Semana da Enfermagem do Coren/SC

Presidente do Coren/SC Gelson Albuquerque

Num evento virtual, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) realizou na noite de quarta-feira (12/5) a abertura oficial da Semana da Enfermagem 2021. Cerca de 500 participantes acompanharam ao vivo as conferências pelas plataformas disponibilizadas. Entre os temas debatidos, o piso salarial e a jornada 30 horas estiveram em destaque.

Vice-presidente do Cofen Antônio Marcos

O vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antônio Marcos Freire Gomes, o presidente do Coren/SC, Gelson Albuquerque, e a deputada federal Carmen Zanotto, ex-secretária de Estado da Saúde, fizeram suas falas com a mediação da vice-presidente do Coren/SC, Maristela Azevedo. A conselheira tesoureira Daniela Maçaneiro e outros conselheiros que integram o Plenário também acompanharam o evento.

Na sua apresentação, Antônio Marcos ressaltou que o papel do Sistema Cofen/Regionais vai além de fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão. “Atuamos na capacitação e defendemos as causas da categoria, afinal como podemos exigir preparo, dedicação e força para trabalhar se não houver condições dignas e remuneração justa”, disse ele e lembrou: “Conseguimos ver avanços no parlamento mas ainda não a contento como gostaríamos. Seria ideal se tivéssemos as votações mais rapidamente e com desfecho mais ágil. Nossos profissionais precisam entender a necessidade destas lutas, a participação de cada um e a representatividade das entidades como o Cofen e Coren para que possam fazer esta construção e alcançar o que queremos”.

Conselheira secretária Maristela Azevedo

Deputada Carmen Zanotto

A deputada Carmem Zanotto abordou os projetos de interesse que tramitam no Congresso Nacional, desde o PL 2295/00 que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem, já passou por todas as comissões e está no Plenário aguardando votação, até os projetos que tentam implantar um piso salarial para a categoria. “Temos o PL 459 de 2015, com vários apensados, e agora o PL 2564 de 2020 que está no Senado. Em todos é preciso que a Enfermagem demonstre sua força. E a representatividade precisa ser maior para que possamos articular com todos os setores”, disse ela e reforçou que é preciso mostrar a força destes trabalhadores e colocou-se à disposição para promover audiências públicas ou outros instrumentos que possamos ter além das palmas os nossos direitos garantidos. E ao final enfatizou: “Não existe nada mais sublime do que o cuidado da Enfermagem. Ser enfermeiro está na nossa essência, nas nossas mãos e no nosso saber”.

O presidente do Coren/SC também fez uma fala sobre a importância da representatividade para conseguir aprovar projetos e ações em todas as instâncias. Em relação à pandemia, Gelson Albuquerque destacou que a ciência é o único caminho para combater a pandemia e isso tem diferenciado a profissão neste cenário. “A visibilidade que ganhamos só reforçou que os serviços de saúde são mais qualificados e mais resolutivos com a Enfermagem. Somos protagonistas e estamos desenvolvendo mais lideranças para conseguir ampliar nossa participação em todas as instâncias”, disse ele. O presidente abordou algumas das ações realizadas pelo Coren/SC nos últimos meses, como o monitoramento da vacinação dos profissionais, fiscalização com operações especiais em algumas regiões para verificar as condições de trabalho no enfrentamento da Covid e a articulação em prol da aprovação do Piso Salarial no Senado Federal. Ele concluiu que “está na hora de apagar o passado de desvalorização e invisibilidade, e para isso é preciso conhecer os caminhos, participar e colaborar. Que esta semana nos traga mais informações para fortalecer nossa profissão”.

Assista a abertura oficial neste link: