Câmara Municipal de Ituporanga apresenta moção de apoio ao Projeto de Lei 2.564/2020

Durante a 21ª sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Ituporanga na última quarta-feira (12/5) , no Dia da(o) Enfermeira(o), o legislativo aprovou uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei 2.564/2020. A moção de número 006/2021 objetiva instituir o piso salarial aos profissionais de enfermagem e fixa sua jornada de trabalho em 30 horas semanais.

A moção que foi aprovada por unanimidade, apresenta a justificativa de que os profissionais da enfermagem merecem todo o reconhecimento, por sempre servir a população. Com a pandemia e o agravamento da situação, a categoria foi uma das que mais esteve na luta e merece que o projeto se torne lei. A reivindicação é antiga e tem o intuito de corrigir a discrepância entre as remunerações praticadas no Brasil. Assim, através da Moção, a Câmara Legislativa de Ituporanga, apoia à causa e solicita que sejam enviados ofícios aos Senadores da região, para que reúnam esforços e aprovem o projeto com urgência.

Na discussão, o Vereador Adriano Coelho (PP) disse que essa foi uma solicitação verbal feita por ele há algumas sessões, e que essa é uma forma de homenagem a todos os profissionais da área. Salientou ainda que o período da pandemia, é um dos mais difíceis e temerosos o que aumenta o desafio e o zelo de cada um. O vereador Marcelo Lehmkuhl Machado (PP), destacou que esse tipo de projeto merece atenção do Congresso Nacional, pois os enfermeiros estão na linha de frente da pandemia. O vereador Feliciano José Paes (Professor Netto do MDB) disse que o trabalho desses profissionais é essencial para a recuperação e salvamento das vidas em perigo. Todos eles merecem  reconhecimento pelo belo trabalho desempenhado.

O vereador Olivir Nogueira (MDB), destacou que esses profissionais são o suporte dos hospitais ou postos de saúde e que correm riscos diariamente, não apenas relacionados ao coronavírus. Ressaltou que o teto salarial é muito justo e estendeu os cumprimentos aos colegas de profissão. A vereadora Ângela Machado (PP) disse que o reconhecimento precisa ser constante e não apenas no momento da pandemia. E o vereador Jorge Henrique Kratz (PSDB) disse que os profissionais da enfermagem estudam muito e é fundamental o olhar por eles e a cobrança dos senadores.