Ano de 2021: marco de luta da Enfermagem brasileira

O jornal Carta Capital, publicou uma matéria na última semana sobre a luta na Enfermagem contra a pandemia e pelos seus direitos. O texto salienta que esse mês de maio de 2021, época das comemorações da categoria, não se trata apenas de defender as históricas pautas da enfermagem: piso salarial justo e jornada de 30 horas. A categoria luta com as armas que dispõe, pela vida, por condições dignas e seguras de trabalho, pelos direitos trabalhistas já conquistados, em meio ao trabalho ininterrupto na pandemia, nas demais atividades assistenciais, além das demandas da vida familiar, com vistas ao efetivo reconhecimento social e simbólico a que tem direito.

Que as lutas de Enfermagem alavancam o sistema de saúde para população e representam força sobre qualquer tipo de preconceito, pela valorização e igualdade de oportunidades na estrutura organizacional do sistema de saúde.

No fim, a matéria traz um recado importante; “A enfermagem brasileira é um tecido esgarçado, que precisa de socorro, de respeito e de proteção, sem o que o Sistema Único de Saúde está em iminente risco”.

Confira a matéria completa no site oficial do Carta Capital.