Defesa do Piso marca Sessão Especial no Senado

O Senado Federal realizou, nesta segunda-feira (24/5), uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem. Entre os presentes, estavam o autor do PL 2564/2020, o senador Fabiano Contarato (REDE-ES), a relatora do PL, Zenaide Maia (PROS-RN), e a presidente do Cofen, Betânia dos Santos. A defesa de melhores condições de trabalho e da aprovação do Piso marcaram toda a solenidade.

A realização da sessão, que aconteceu de forma virtual, foi uma iniciativa do senador Fabiano Contarato. Logo na abertura, o parlamentar destacou a dura realidade vivida pelos profissionais da Enfermagem durante a pandemia de Covid-19.

Presidente do Cofen, Betânia dos Santos, esteve presente na Sessão

“Essa homenagem se faz ainda mais merecida após mais de um ano em que esses profissionais vêm atuando na linha de frente do combate da Covid-19. Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares de Enfermagem são hoje os principais responsáveis pela campanha de vacinação e enfrentam dificuldades inumeráveis, trabalhando especialmente nos primeiros meses da pandemia com equipamentos de proteção insuficientes e atendendo a uma demanda desumana de trabalho com UTIs e hospitais lotados.”

“O PL 2564/2020 constitui uma oportunidade única para reparar a dívida histórica do país com os profissionais de Enfermagem. A luta pela dignidade na Enfermagem deveria ser uma luta de toda a sociedade brasileira.”

Durante sua fala, a relatora do PL que trata do Piso, senadora Zenaide Maia, pediu aos senadores um olhar atento e sensível para com as questões da Enfermagem.

“Faço um apelo aqui aos meus colegas senadores. Não podemos deixar de pautar e aprovar o Projeto de Lei 2564/2020, do qual tive o privilégio de ter sido indicada relatora. Temos que pautá-lo urgentemente. Vamos valorizar os profissionais que se dedicam a fazer somente o bem.”

A presidente do Cofen, Betânia dos Santos, evidenciou a alta carga horária de trabalho dos profissionais. “Infelizmente encontramos situações extremas em que profissionais ainda recebem menos do que um salário mínimo mensal. Esses profissionais trabalham em regimes de plantões,tanto em unidades básicas quanto hospitalares.”

“Pedimos aos senhores senadores que pautem e votem pela aprovação do Piso. Estamos exaustos, adoecendo física e psicologicamente.”

Celebrada entre os dias 12 e 20 de maio, a semana da Enfermagem tem como um dos principais objetivos dar destaque às lutas da categoria.

Na semana da Enfermagem, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais lançou a campanha Valorize a Enfermagem. Entre as ações, foram instaladas em pontos estratégicos das capitais Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo projeções com mensagens que pediam a valorização da Enfermagem e chamavam a atenção da população para a aprovação do PL 2564/2020.

Fonte: Ascom – Cofen