Semana da Enfermagem 2021: Conhecendo o Coren-SC

Durante a Semana da Enfermagem 2021 foram realizadas palestras para mostrar aos profissionais a estrutura e funcionamento do Coren-SC. O “Conhecendo o Coren-SC” foi uma iniciativa do Plenário com o intuito de aproximar esses profissionais ao Conselho Regional que é órgão de todos eles. Durante a live, quem esteve  assistindo pode interagir e tirar dúvidas do funcionamento de cada setor presente. 

Os departamentos de Fiscalização (DEFIS), Assessoria de Comunicação (ASCOM) e Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) se  apresentaram no dia 13 de maio e tiveram a coordenação do bate papo pela assessora de Comunicação, Sara Caprario. Os setores explicaram como funciona toda a parte de comunicação, fiscalização e tecnologia que se envolvem no processo profissional. 

No dia seguinte, 14 de maio, a Controladoria Geral, Contabilidade, Pessoal, Administrativo-Financeiro e Assessoria Jurídica apresentaram seus trabalhos. A assessora Executiva Marlete Barbosa foi a coordenadora e os setores contaram um pouco sobre o trabalho administrativo e sua importância. Com as responsáveis pela área de Gestão de Pessoas, Kátia Passos e Daiane Bittencourt, os interessados puderam conhecer mais sobre os empregados públicos, assessores e estagiários que estão na instituição trabalhando para manter as estruturas funcionando diariamente.

Já no dia 17 de maio foi a vez do Departamento de Registro e Cadastro (DRIC), Arquivologia e Chefia de Gabinete. Coordenado pela Assessora de Arquivologia, Luiza Kluger Souza, as palestras  tiveram como foco explicar desde como funciona o atendimento tanto presencial e online. Elaine Nunes que é chefe do departamento fez uma explanação de todos os processos e como é o atendimento na sede e nas subseções. A assessora Kátia Passos, responsável pela Secretaria Executiva, explicou as atividades prestadas diretamente com a Diretoria e Conselheiros do Coren-SC e proximidade com as pessoas que precisam receber correspondências oficiais do Coren-SC, como outros órgãos públicos. Por último, Luiza, esclareceu o papel da Arquivologia na gestão para que a documentação seja padronizada e executada da melhor forma.      

No dia 19 de maio, o Departamento Jurídico (Dejur) e a área que cuida dos processos éticos do Coren-SC  se apresentaram.  A assessora Luiza coordenou a conversa e  o Assessor Jurídico, Antônio Silva, explicou a missão que Departamento vem desenvolvendo,  que é orientar os gestores de acordo com os princípios da administração pública, proporcionando segurança  jurídica nos atos administrativos e contratações, “temos que respeitar a legislação e constituição federal que é a lei máxima” afirma. 

Por último, no dia 20, um dias antes do encerramento da Semana, o “Conhecendo o Coren-SC” apresentou todas as subseções de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages. Em cada local, os auxiliares administrativos e os enfermeiros fiscais mostraram a estrutura de atendimento e como funcionam as atividades. O presidente do Conselho, Gelson Albuquerque, agradeceu aos empregados, assessores e estagiários do Coren-SC pelo trabalho exercido no funcionamento da entidade.  

A Semana de Enfermagem está disponível no Youtube e Facebook do Coren-SC e todos poderão conferir em qualquer momento que desejarem.