Coren-SC na mídia: Maio mês da Enfermagem

No mês de maio o Coren-SC foi pauta na imprensa com matérias especiais sobre a Enfermagem, valorização da categoria, defesa das principais bandeiras como piso salarial e jornada 30 horas.

Estampando algumas páginas do Diário Catarinense e do ND (Notícias do Dia), o Coren-SC levantou a pauta da valorização que é urgente para a categoria que é a aliada em salvar vidas.  Em uma das entrevistas feitas com o presidente de Coren-SC, Gelson Albuquerque, que em sua fala reforça que o papel do Coren é garantir que a profissão seja valorizada e as normas que são impostas sejam justas para que assim haja um bom funcionamento na atuação. E por isso devemos prestar muita atenção no Projeto de Lei 2264/2020,  pela sua provação no Senado, “precisamos que votem, em definitivo, uma legislação que nos assegure uma jornada semanal de trabalho e piso salarial”, evidencia o Presidente.

As reportagens também ressaltam que o Conselho está nas fiscalizações, com 17 enfermeiros fiscais atuando e nas operações especiais em algumas regiões do Estado, no qual estão espalhadas as subseções nas cidades de Criciúma, Lages, Chapecó, Caçador, Joinville e Blumenau. Onde se realiza as inscrições dos profissionais e registros de pessoas jurídicas, zelando para que pessoas habilitadas exerçam a profissão de Enfermagem.

Outro ponto importantíssimo que esteve descrito nas páginas são os desafios enfrentados pelos profissionais neste ano tão difícil. Desde que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no país, as equipes enfrentaram problemas com equipamentos próprios para proteção pela falta de recurso. A falta de um plano rígido de contingenciamento para prevenção de mais casos da Covid-19.

Em seguida,  um dos momentos mais desafiadores para a categoria, é a exaustão física e mental das equipes. Muitos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares foram afastados após serem infectados pelo vírus, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), somente entre abril e dezembro de 2020, entre os dois milhões de profissionais da área, 44.441 foram afastados. Ver os colegas serem infectados, o isolamento da família e o medo fizeram que esses profissionais desenvolvessem problemas relacionados a saúde mental, como ansiedade.

Porém, a Enfermagem não desiste.  O Conselho Regional de Santa Catarina e a categoria lutam diariamente não somente no mês de maio que se comemora suas datas, mas todos os dias quando atua no registro dos profissionais, na fiscalização do exercício profissional e no apoio às reivindicações de condições dignas de trabalho, pela regulamentação do piso salarial e da jornada de 30 horas semanais.