Coren-SC presente no ato da Enfermagem que pediu apoio do presidente do Senado ao Piso Salarial

Foram necessários quatro auditórios para acomodar, com máscaras e distanciamento, 7 deputados federais, 6 deputados estaduais, 111 vereadores, representantes de 23 Conselhos Regionais de Enfermagem, entre eles o Coren-SC, a presidente do Cofen, seis prefeitos, quatro vice-prefeitos, 6 secretários de Saúde e lideranças sindicais, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e diversas entidades que participaram do ato “Todos pelo PL 2564/2020. Chega de Esperar!”, organizado pelo Coren-MG, em Belo Horizonte. A conselheira tesoureira do Coren-SC, Daniela Maçaneiro acompanhou as discussões e enviou vídeos para os canais do Coren-SC com as falas contundentes das lideranças. CLIQUE AQUI PARA VER A ÍNTEGRA DO ATO

Os participantes seguiram para o gabinete do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na capital mineira, onde protocolaram pedido de apoio e urgência na votação do PL 2564/2020, que trata do Piso Salarial Nacional da Enfermagem. A entrega do ofício foi feita pela presidente do Cofen, Betânia dos Santos, que ressaltou a dura realidade dos profissionais e a necessidade de aprovação urgente do Piso. “A Enfermagem é uma só!. Estamos aqui unidos, em nome da Enfermagem brasileira, protocolando este documento ao senador Rodrigo Pacheco para que ele tenha a sensibilidade de pautar urgentemente o PL 2564/2020”, afirmou a presidente. Em entrevista, o senador sinalizou apoio ao PL.

Construção coletiva – Na primeira parte do ato, que ocupou toda a manhã, as representações se reuniram no Coren-MG para debater a luta histórica pela aprovação do Piso e redigir o documento de pedido de urgência com os encaminhamentos do encontro.

“Minas Gerais virou uma nação hoje. De um estado com quase 300 mil profissionais para um país com aproximadamente três milhões de trabalhadores da enfermagem. O sentimento é de união, que é a única maneira de a enfermagem vencer. Somos todos uma mesma nação: de profissionais que precisam de dignidade com urgência!”, afirmou o presidente do Coren-MG, Bruno Farias.

O conselheiro federal Gilney Guerra criticou a morosidade na aprovação de pautas históricas da Enfermagem, que há anos aguardam votação na Camara e no Senado. “Hoje estamos falando do Projeto de Lei 2564/2020, mas precisamos lembrar que o Projeto inicial é de 2015. Já o PL 2295, que trata das 30 horas, é do ano de 2000. Há décadas anos estamos batendo na mesma tecla. Precisamos de articulação para que assim a Enfermagem consiga avançar.”

PL 2564/2020– O Projeto de Lei, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE-ES), estabelece piso salarial de R$ 7.315,00 para enfermeiros, correspondendo a uma jornada de 30 horas semanais. Para os técnicos e auxiliares de Enfermagem o piso salarial estabelecido é, respectivamente, de 70% (R$ 5.120,50) e 50% deste valor (R$ 3.657,50). Para parteiras, o PL prevê o mesmo piso dos auxiliares de Enfermagem. Os valores têm como base a jornada de 30h semanais.

O PL já recebeu parecer favorável da relatora, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN), bem como obteve as assinaturas necessárias para que entre em pauta pelo Senado. No entanto, o Projeto ainda segue sem data de votação definida.