Presidentes dos Regionais aprovam nota do Piso Salarial e debatem Código de Processo Ético

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou na manhã desta quarta-feira (16/6) em sua sede em Brasília a 25ª Assembleia de Presidentes do sistema Cofen/Conselhos Regionais. Esta é a primeira assembleia ministrada pela atual presidente do Conselho Federal, Betânia dos Santos que presidiu a reunião ao lado do atual presidente do Coren-RO, Manoel Neri, escolhido para secretariar a mesa. A vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, participou da reunião de maneira virtual.

Os presidentes dos Conselhos de Enfermagem aprovaram, de forma unânime, nota em Defesa do Piso Salarial. O documento reforça que não tem nenhum vinculo com qualquer movimento grevista, respeitando o artigo 76 do código de ética profissional, que proíbe a negativa da assistência de Enfermagem em situações de emergência, epidemias e catástrofes.

“A Enfermagem está unida pela valorização profissional, atuando junto ao Congresso e à sociedade, no âmbito de suas atribuições legais”, afirma a presidente Betânia dos Santos, que reforçou também o compromisso com a estruturação e apoio aos regionais.

Os presidentes discutiram, também, o novo Código de Processos Éticos. O conselheiro federal Osvaldo Albuquerque fez a leitura da minuta do documento, submetido a consulta pública, e recebeu colaborações dos Conselhos Regionais de forma presencial e remota. A proposta debatida será levada à plenária do Cofen. As mudanças buscam trazer celeridade aos processos ético-disciplinares.