Medição de temperatura na testa não causa danos à saúde

O Coren-SC esclarece a todos os profissionais e circulantes que passam pela sede e pelas subseções do Conselho que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou vários comunicados avisando que são falsas as informações que circularam pelas redes sociais quanto ao fato de possíveis danos à saúde com o uso de termômetros infravermelhos, em especial no caso de medições serem realizadas na testa, já que é o local mais efetivo.

Para a Anvisa, o boato que circula sobre os termômetros  direcionados na testa poderem trazer danos cerebrais é falsa. O uso do equipamento é inofensivo, pois eles não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha.

A Anvisa acrescenta que a testa é o local indicado para garantir a precisão da medida da temperatura. Isso significa que as pessoas não são, de forma alguma, expostas à radiação durante a medição da temperatura. Assim, todos devem permitir a medição para garantir proteção na circulação nos ambientes.