Premiação homenageia Enfermagem por atuação durante a pandemia

A atuação da Enfermagem brasileira na pandemia da Covid-19 foi homenageada na noite desta quinta-feira (1º/7), em São Paulo, durante a premiação “100 Mais Influentes na Saúde da Década”, organizada pelo Grupo Mídia em parceria com a plataforma HealthCare Management. A homenagem foi recebida pela presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, simbolizando um tributo a todos os profissionais de Enfermagem do País que têm desempenhado papel essencial no atendimento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus e no progresso das campanhas de vacinação.

.

O evento, que também é conhecido como o Oscar da Saúde, aconteceu este ano em edição especial, e premiou as 100 personalidades mais influentes do segmento na década. Com realização em formato híbrido, a solenidade contou com transmissão em tempo real pela internet. Para os presentes, foram obrigatórios o uso de máscaras, o respeito às medidas de distanciamento social, bem como a realização prévia de testagem para a Covid-19.

“A saúde brasileira enfrentou a maior crise sanitária dos últimos tempos. A responsabilidade dos profissionais foi e é enorme, mas a competência que eles têm demonstrado durante este período é ainda maior”, destacou o presidente do Grupo Mídia, Edmilson Caparelli, na abertura da premiação.

Representando os profissionais da categoria, Betânia Santos recebeu a placa de homenagem das mãos de Caparelli. Durante sua fala, pediu às lideranças da Saúde que acompanhavam o evento apoio pela aprovação do Piso Salarial.

“Sinto-me honrada por estar sendo homenageada em nome da Enfermagem brasileira. São mais de 2,4 milhões de profissionais que compõem a linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 e que diariamente arriscam suas vidas para oferecer cuidado aos pacientes. Aproveito o momento para pedir aos senhores líderes aqui presentes e que nos assistem apoio aos Projetos de Lei que tramitam na Câmara e no Senado, em especial o do Piso Salarial”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Neri, compôs a lista dos 100 homenageados da noite. Nos últimos dez anos, Neri exerceu três mandatos na presidência do Cofen. “Considero este prêmio uma vitória da Enfermagem brasileira. Nossas conquistas refletem o trabalho conjunto do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem como um todo. Cada conselho regional contribuiu com o Cofen para que a profissão resgatasse o protagonismo e o respeito. Este reconhecimento mostra a importância do nosso trabalho”.

Linha de frente – Desde o início da pandemia da Covid-19, o papel fundamental dos profissionais da Enfermagem para o andamento da Saúde entrou em evidência. Nos primeiros meses do vírus no Brasil, enfermeiros, técnicos e auxiliares precisaram conciliar a falta de equipamentos à uma alta demanda de trabalho em UTIs e enfermarias. No atual momento, são os principais responsáveis pelas campanhas de vacinação ao longo de todo o país.

Segundo dados do Observatório da Enfermagem do Cofen, até o momento, 57.410 profissionais foram infectados pelo novo coronavírus, com uma taxa de letalidade de 2,61% (832 óbitos).