Fiscalização do Coren-SC esteve em 119 instituições no mês de junho

As equipes de enfermeiros fiscais do Coren-SC que atuam em todas as regiões do Estado estiveram inspecionando as condições de trabalho em 119 instituições de saúde no mês de junho. A atuação inclui a avaliação do dimensionamento do número de profissionais nas equipes, análise das condições de trabalho, entre outras averiguações que incluem os critérios para o exercício legal da profissão.  Desde março do ano passado, quando iniciou a pandemia, o trabalho dos enfermeiros fiscais tem incluído ações específicas sobre o atendimento e enfrentamento à Covid-19. “Verificamos os planos de contingência, o uso de equipamentos de proteção individual, além de todo o fluxo de atendimento implementado para garantir a segurança do paciente e a qualidade da assistência neste cenário desafiador”, disse a chefe da Fiscalização, Lívia Fortunato.

A fiscalização  ocorre por rotina, denúncia ou parceria com outros órgãos para garantir que o estabelecido na legislação relacionada à Enfermagem seja cumprido em prol de uma assistência segura e de qualidade. A atuação é especialmente orientativa e educativa para a prevenção das infrações éticas e legais, que podem ser cometidas pelos profissionais ou por gestores.

No caso de alguma notificação, os Enfermeiros Fiscais acompanham o prazo de resposta, retornam à instituição para verificar se houve regularização e em caso negativo realizam os devidos encaminhamentos.

PARA SABER MAIS

A relação de instituições fiscalizadas pelo Coren/SC é publicada mensalmente no site, menu Fiscalização e Ética, submenu Instituições Fiscalizadas –  CLIQUE AQUI