Governo de Santa Catarina faz campanha sobre a importância da segunda dose

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina lançou uma campanha sob o slogan “Segunda dose é essencial”, para reforçar que é fundamental que todos que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid19 precisam voltar para tomar o reforço. O Coren-SC apoia esta campanha e vai disseminar o tema em seus canais neste mês de julho.

Em nota divulgada pelo Governo do Estado, os dados do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde atualizados na segunda-feira passada, 28 de junho, 68.011 pessoas ainda não haviam retornado para tomar a segunda dose da vacina. Deste total, 47.650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20.361pessoas com a AstraZeneca. E na semana antes desta, esse contingente era de quase 100 mil.

No texto, ainda consta que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dose dois da Coronavac é de 28 dias, e da AstraZeneca, de 12 semanas. Por mais que a primeira dose da vacina ofereça uma pequena proteção, não é suficiente. Quem não toma as duas doses da vacina não está protegido e ainda pode ficar com uma falsa sensação de segurança.

O Coren-SC fortalece o quanto é importante que todos que já tomaram a primeira dose, voltem para a segunda. Todas as vacinas presentes para imunização são extremamente eficazes e estão disponíveis para garantir a proteção de todos.

Você pode conferir a campanha no site oficial do Governo de Santa Catarina.