Conselheiras debateram precarização com terceirização da saúde em Joinville

As conselheiras do Coren-SC Laís Concellos e Sueli Sartor, de Joinville, estiveram presentes em uma reunião realizada na segunda-feira (19/7), na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) com diretores do Sindicato e com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Joinville (Sindsaúde) e Região. O tema foi a presença das Organizações Sociais (OS) no serviço público municipal e a precarização dos serviços.

A atividade de mobilização é para tentar barrar essa terceirização em Joinville, porque segundo o Sinsej as Organizações Sociais ou OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) funcionam como uma espécie de “maquiagem” para a corrupção. Ao mesmo tempo em que tornam precárias a prestação de serviços à população e as relações de trabalho dos servidores, dão lucro e benefícios aos empresários gestores dessas entidades.

Em campanha eleitoral, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo) disse ser favorável à ampliação das parcerias público privadas na administração municipal e que agora estaria querendo puxar para o lado empresarial, aponta o Sinsej, já que obteve contratação de OSs no Hospital Municipal São José, e em praticamente todo o setor da saúde. E se conseguir emplacar esse tipo de terceirização na saúde, outros setores podem ser atingidos muito em breve.

Para a conselheira Laís, “o SUS é uma conquista e  a saúde é dever do Estado e direito do cidadão. O Coren-SC defende a universalidade, equidade e o acesso ao serviço de saúde gratuito e de qualidade. E também defendemos a garantia de um ambiente de trabalho que dê segurança ao profissional de Enfermagem, para que possa prestar um cuidado seguro e de excelência à sociedade. É preciso ter garantias que os princípios constitucionais do SUS serão respeitados e como será conduzida a política trabalhista para o profissional de Enfermagem e servidor público.”

Ao final, o Sinsej convocou a todos para uma nova atividade em breve, om data e local a serem definidos. O objetivo é pressionar contra o aumento da terceirização em Joinville, assim como debater a necessidade de investimentos e valorização dos serviços públicos e os servidores.

Com informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e de Joinville e Região.