Reunião no Hospital Universitário debate serviços de Enfermagem

Na última terça-feira (27/7), a presidente em exercício do Coren-SC, Maristela Azevedo, e a conselheira tesoureira Daniela Maçaneiro estiveram reunidas com a superintendente do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), médica Joanita Angela Gonzaga Del Moral, a gerente de Enfermagem Silvana Benedet e a enfermeira Isabel Berns Kuiava, que em breve assume a gerência. O objetivo foi aproximar as instituições, levar algumas reivindicações dos profissionais que chegam ao Coren-SC e conhecer mais sobre os fluxos de contingenciamento desde que iniciou a pandemia. O assessor jurídico do Coren-SC, Antônio Silva, e a chefe de Fiscalização, enfermeira Lívia Fortunato, também participaram do encontro.

Enfermeira Silvana Benedet

Superintendente Joanita Del Moral

Enfermeira Isabel Berns Kuiava

A presidente Maristela Azevedo falou da importância do papel do Coren-SC como fiscalizador mas também como orientador nas atividades da Enfermagem para que haja um cuidado no atendimento à população. “Recebemos diariamente questionamentos e denúncias sobre sobrecarga de trabalho e problemas de dimensionamento em várias instituições. Por isso temos atuado para dirimir esses problemas e conhecer os processos de perto para criar pontes entre os responsáveis técnicos das unidades de saúde e a equipe do Conselho”, disse ela, enfatizando que o objetivo é sempre garantir mais segurança e qualidade aos usuários. A chefe da Fiscalização ressaltou essas funções e relatou alguns casos específicos que foram relatados ao Coren-SC, sendo que todos são também encaminhados formalmente para que possam ser solucionados de acordo com a legislação. A tesoureira Daniela Maçaneiro destacou alguns pontos que são levantados pelos profissionais e chegam na Ouvidoria do Coren-SC.

A superintendente e a gerente de Enfermagem do HU/UFSC detalharam vários procedimentos que vem sendo adotados para cumprir toda a legislação vigente, incluindo as questões de dimensionamento, sendo que as equipes estão com número até maior no caso de técnicos de Enfermagem. “Temos cerca de 800 profissionais de Enfermagem atuando e em todas as unidades do Hospital conseguimos cumprir os números das resoluções vigentes. O que temos sentido é um aumento do absenteísmo e que em alguns momentos atrapalha a formação das equipes durante o plantão”, afirmou Silvana Benedet. A superintendente Joanita Del Moral ressaltou que confia muito na competência da Enfermagem do HU, cujos profissionais demonstram empenho no dia a dia e a política da instituição tem sido sempre garantir as melhores condições de trabalho, sendo que algumas questões, como o pagamento de insalubridade, tem causado reivindicações que estão sendo debatidas.