Coren-SC lança o Balanço Socioambiental 2020

“2020: Ano Internacional da Enfermagem – Pandemia e os profissionais na linha de frente” é o tema do Balanço Socioambiental 2020 do Coren-SC.  As ações revelam os desafios enfrentados  num ano inédito e cheio de mudanças depois de decretada a pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O planeta parou, mas a Enfermagem não. Ao contrário, assim como todos os profissionais de saúde, foi preciso arregaçar as mangas, entender o que estava ocorrendo, ir em busca de capacitação e informações para atender a população e o Coren-SC foi o suporte aos profissionais junto com todo o Sistema Cofen/Regionais.

No texto de abertura do Balanço, destaca-se: “Apesar da visibilidade recebida pela Enfermagem em vários aspectos, foi preciso contar com o consenso da maioria dos cidadãos e do respeito às regras democráticas no combate a um vírus que a letalidade no Brasil ultrapassou os limites previstos na maioria dos países do planeta. O Conselho que regula a profissão que está diuturnamente na assistência à população precisou rapidamente se reinventar e embasar suas ações nos princípios da ética, com o propósito de que estes possam orientar as nossas decisões e ações, proporcionando ponderação nas tomadas de decisão.”

Nesta publicação, o Coren-SC traz todas as atividades que foram direcionadas para apoiar os profissionais de Enfermagem a reconstruírem e qualificarem seus saberes sobre a relação profissional e usuário, a educação em saúde, o papel da gestão em seus vários espaços e dimensões, como também sobre o diálogo, elementos que qualificam e promovem o cuidado seguro e de qualidade. E neste momento que a Covid-19 nos desafia diariamente, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina planejou e implementou suas ações para proteger os profissionais de Enfermagem no enfrentamento ao novo coronavírus e defender a sociedade.

PARA CONFERIR O BALANÇO, clique aqui