Setembro Amarelo: Agir Salva Vidas!

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e neste mês destaca-se a importância de abordar o tema, com isso a campanha deste ano do Setembro Amarelo, é “Agir Salva Vidas”.  Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) organiza nacionalmente a campanha com apoio de várias outras entidades, como o Coren-SC que sempre difunde informações sobre o tema, assim como demais conselhos de saúde.

Atualmente são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, pois registra cada vez mais casos, e principalmente entre jovens. Desses casos, 96,8% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O principal objetivo da campanha é prevenir e reduzir estes números significativos.  O Setembro Amarelo vem crescendo e para que se tenha continuidade, é necessário o apoio das instituições e da sociedade que é fundamental. O Coren-SC reitera  a relevância do Setembro Amarelo, acreditamos na necessidade do cuidado com a saúde mental, tanto que foi criada uma plataforma de apoio emocional desde que iniciou a pandemia, a Enfermagem Solidária, que ainda está funcionando pelo site do Cofen.

 

 

Com informações do site da campanha Setembro Amarelo