Comissão divulga programação científica do 23º CBCENF

Com o tema “Protagonismo e cuidado na Enfermagem”, a programação estabelece sintonia com os desafios emergentes no atual cenário de crise sanitária

A comissão do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) divulgou, nesta quarta-feira (1/9), a programação científica completa do evento. No contexto adverso da pandemia, as atividades foram estruturadas para levar aos congressistas a abordagem de temas atuais e desejados pela comunidade, com a presença de grandes nomes da saúde. Acesse a programação e confira os cursos, debates e palestras definidos.

Confirmado para ocorrer de 27 a 30 de setembro, o congresso acontecerá em formato híbrido, com atividades presenciais sediadas em Florianópolis. Ao todo, o 23º CBCENF contará com 16 cursos, 35 sessões de debates científicos e 4 palestras, além da realização do IV Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental.

Comissão Científica do 23o CBCENF

Dentre os destaques, os 18.661 participantes inscritos poderão acompanhar cursos e debates sobre a atuação dos profissionais da Enfermagem em tempos de pandemia, bem como o lançamento de livros e de experiências exitosas. Também estão confirmados ineditismos, como a apresentação de filmes através da Cinemateca Cofen e a exposição do museu de Enfermagem Anna Nery. Na abertura, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey realizará a palestra “O Tempo, a Resistência e a Superação: Construindo Novos Caminhos”.

Para Elisabete Paz, coordenadora do 23º CBCENF, o evento é uma oportunidade de mostrar aos estudantes e profissionais o protagonismo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais na mobilização constante em defesa da categoria, da saúde e da sociedade. “A programação científica foi pensada com o intuito de evidenciar toda a dimensão e força das ações pró-ativas de gestão e de cuidado que estão sendo desenvolvidas e geram impactos positivos sobre a prática da Enfermagem”, complementa.

Nesta edição, adaptações tiveram que ser realizadas em algumas atividades da programação. Considerando que parte do congresso será on-line, as anteriormente chamadas mesas-redondas passaram por formatação e acontecerão através de debates científicos.

“Nosso objetivo é garantir a excelência científica, a troca de experiências e a difusão de boas práticas que caracterizam o CBCENF. Parabenizo a comissão pela organização de uma programação que contempla o tema do congresso e traz à tona assuntos urgentes da Enfermagem”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Protagonismo com respeito aos protocolos – Com o tema central “Protagonismo e cuidado na Enfermagem: Cuidado, transdisciplinaridade e politização”, o maior evento de saúde da América Latina contará com atividades presenciais restritas aos integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Para os demais inscritos de todo o Brasil, a programação poderá ser acompanhada através de transmissão on-line e sincrônica.

No início do mês, membros da Comissão Científica do congresso visitaram o Centrosul, local de realização do 23º CBCENF, para inspeção e detalhamento de protocolos sanitários. Aos participantes do formato presencial, será exigida a apresentação do certificado de vacinação com as duas doses e testagem antes e no dia do congresso.

Ainda em agosto, a sub-comissão científica se reuniu para avaliar os trabalhos científicos inscritos no congresso. Durante o evento, será premiado um trabalho em cada eixo temático – Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania; Ética, Legislação e Trabalho; Políticas Públicas, Educação e Gestão. O trabalho laureado receberá a quantia de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).

Fonte: Ascom – Cofen