Cofen e OPAS lançam 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) lançaram, nesta quinta-feira (9/9), o 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem. A iniciativa busca conhecer, sistematizar e fomentar experiências que se destacaram pela inovação, êxito e relevância para a Enfermagem e para o Sistema Único de Saúde. Nesta edição foram contemplados três eixos temáticos: Enfermagem no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS), Assistência à Saúde na Linha de Cuidado Materno Infantil e Ações da Enfermagem para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“Recursos humanos são a pedra angular dos Sistemas de Saúde. Precisam ser reconhecidos como um bem público necessário para a Saúde em nossos países”, afirmou a representante da OPAS, Mónica Padilla, destacando que a Enfermagem corresponde a mais de 53% dos profissionais de Saúde do Brasil, e sua atuação traz imenso impacto na qualidade e efetividade da assistência.

A secretaria de Gestão do  Trabalho e da Educação na Saúde (Degerts/MS), Mayra Pinheiro, relembrou que a profissão foi a que mais se voluntariou na iniciativa o “Brasil conta Comigo”, que recrutou voluntários para conter o colapso sanitário resultante da pandemia, em 2020. O enfrentamento à covid-19 foi um dos eixos incluídos na nova edição.

O conselheiro federal Osvaldo Albuquerque, representando o Cofen, agradeceu a presença dos parceiros institucionais. Transmitido ao vivo pelas redes sociais, o  lançamento manteve as normas de distanciamento social, e contou representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), do Ministério da Educação, responsável pela indicação de avaliadores. A presidente do Cofen, Betânia Santos, participou por vídeo.

Laboratório de Inovação – Lançada em setembro de 2019, pelo Cofen e OPAS/OMS, a primeira edição do Laboratório de Inovação em Enfermagem recebeu 329 inscrições, distribuídas em dois eixos temáticos: ampliação do escopo de práticas e valorização da Enfermagem. Representantes de 39 experiências participaram de um encontro em Brasília, que selecionou 24 práticas para a terceira etapa. A comissão avaliadora visitou todas as experiências finalistas. Dezesseis experiências foram premiadas, e serão apresentadas no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (23º CBCENF), com transmissão para inscritos de todo o Brasil

Acesse o link e saiba como inscrever experiência no 2º Laboratório de Inovação.