Painel Ativo de Dados Epidemiológicos da UFSC entra em funcionamento

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulgou hoje um Painel Ativo de Dados Epidemiológicos. Ferramenta de gestão, visualização de dados e monitoramento, o Painel Ativo de Dados Epidemiológicos entrou em funcionamento nesta segunda-feira, 20 de setembro, data em que se inicia na UFSC a Pré-Fase 2. Com atualização em tempo real, o Painel traz informações sobre a comunidade interna, bem como dados de cada microrregião de Santa Catarina.

>> Acesse aqui o Painel Ativo de Dados Epidemiológicos

“A retomada das atividades presenciais depende de uma série de parâmetros epidemiológicos a serem considerados, portanto, julgamos ser muito necessária uma ferramenta que auxilie essa tomada de decisão”, explica o chefe do Gabinete do Reitor, Aureo Moraes. A criação do Painel foi uma das medidas sugeridas pelo Grupo de Trabalho coordenado por Moraes para elaborar proposta de preparação do início da Fase 2.

Tempo Real

A principal característica do Painel é a atualização constante dos dados. O secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC, Fernando Richartz salienta que a ferramenta demonstra dados como “a situação da pandemia de Covid-19 no estado de Santa Catarina, monitorando os principais indicadores, como número de casos e óbitos, taxa de letalidade e, principalmente, taxa de transmissão do vírus”. Richartz atualmente coordena o Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 1294/2021/GR, para executar ações de manutenção e reforma predial, formalização de contratos e compras, mediante elaboração de Plano Emergencial para a retomada de atividades presenciais.

Através de um software de Business Intelligence (BI), o Painel filtra os dados de cada município, de modo a acompanhar a situação em todas as regiões do estado.

Além disso, o Painel apresenta dados internos da UFSC, como o regime de trabalho dos servidores por unidade (remoto, presencial ou híbrido); a cobertura vacinal por campus; a testagem e os resultados, assim que esses dados forem disponibilizados, bem como as informações sobre os Planos de Atividades dos setores.

“Com o Painel Ativo, a comunidade universitária poderá acompanhar as atividades da UFSC e, também, planejar o retorno de forma segura às atividades da Fase 2 e Fase 3. Como estamos ingressando agora na etapa de preparação para a Fase 2, a chamada Pré-Fase 2, ter acesso a dados e informações é fundamental para que as ações sejam coordenadas e o retorno aconteça de forma segura. O Painel, além de dar transparência às ações da UFSC, visa dar segurança para todos que frequentam os espaços da UFSC, em todos os campi”, ressalta Richartz.

Confira a matéria no site oficial.

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)