Coren-SC acompanha mobilização do SindSaúde e negociação com o Estado avança

Na tarde de quarta-feira (22), as servidoras e os servidores da saúde estadual de Santa Catarina realizaram ato por valorização. Em reunião de negociação, marcada para o mesmo horário do ato, foi definido um calendário de encontros tendo próxima rodada marcada para o dia 1. O conselheiro do Coren-SC Vilmar Wanderert acompanhou a mobilização, a reunião e fez uma fala aos presentes, destacando a essencialidade da Enfermagem no atendimento em saúde.

O ato, que a princípio aconteceria no Centro Administrativo do Governo, se concentrou em frente à SES, onde ocorreu a reunião para viabilizar o repasse da negociação aos presentes no ato. A comissão de negociação da SES, porém, se negou a aceitar que os trabalhadores estivessem reunidos em frente ao prédio durante a negociação.

“Precisamos ponderar com as autoridades o reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde e exigir a valorização que merecem”, disse Vilmar sobre o apoio do Coren-SC às reivindicações.

Assim, ficou deliberado que o ato faria passeata pelo centro da cidade, onde os trabalhadores da Comcap também estavam mobilizados contra a terceirização do serviço. Na Catedral, um dirigente do Sintrasem, sindicato que representa os trabalhadores da Comcap, informou sobre a situação dos trabalhadores do serviço de limpeza urbana de Florianópolis.

O secretário-adjunto da SES, o chefe do RH e um representante do gabinete do secretário estiveram presentes na reunião de negociação. Ao lado dos dirigentes do SindSaúde/SC, também foram destacados dois representantes da categoria para participar do encontro.

Ficou acordado que na próxima reunião de negociação (dia 1) o estado comece a apresentar estudos para formulação de uma proposta concreta aos trabalhadores da saúde. A partir daí, o calendário de negociações será montado com reuniões semanais. Nesse período, a categoria deve continuar mobilizada e atenta para possíveis assembleias em relação à proposta apresentada pelo estado.

Segundo informações do SindSaúde/SC a construção de um calendário de negociação é um avanço na pauta de reivindicações da categoria da saúde, que até então vinha sendo ignorada pelo governo do estado. No site, os dirigentes dizem que continuarão firmes e mobilizados, no aguardo de uma proposta que faça jus ao trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde.