Congresso apresenta experiências da Enfermagem na pandemia de Covid- 19

Atuação dos profissionais de Enfermagem, que atuaram e continuam              atuando no enfrentamento da Covid-19, foi parabenizada

No segundo dia de Congresso, foi apresentado ao público as experiências da Enfermagem no enfrentamento da Covid-19. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), Gelson Albuquerque, enfatizou os cuidados sanitários realizados no 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), para manter a segurança e se consolidar como modelo de evento, mediante o cenário de pandemia que nos encontramos.

O assessor de planejamento estratégico do Cofen, Marcelo Persegona, apresentou dados do Observatório da Enfermagem, ferramenta responsável por monitorar os casos e óbitos dos profissionais de Enfermagem vítimas da doença no Brasil. O Observatório é disponibilizado de forma online e colabora no monitoramento e acompanhamento da Covid-19, contribuindo também como ferramenta de comunicação perante a mídia nacional e internacional, agências de saúde, profissionais de Enfermagem e sociedade brasileira. A iniciativa alcançou diversos resultados positivos, como a ampliação da interação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e promoção da valorização da profissão.

A conselheira do Coren-SC, Sandra Regina, coordenadora do plano municipal de imunização de Florianópolis, relatou a experiência vivida durante a pandemia. Para ela, a Enfermagem iniciou a pandemia enfrentando uma nova guerra e se mantém na linha de frente não só do atendimento, como também na criação de protocolos, medidas de segurança e na pesquisa e aplicação da vacina. Segundo a coordenadora, um grande desafio para ser enfrentado no momento é o convencimento da população de que a vacina é boa e de que vacinar é um ato de cidadania.

Ela citou que algumas experiências da Enfermagem seguem essenciais com o passar dos anos, como em 1860, quando Florence Nightingale descreveu sobre a importância de lavar as mãos frequentemente no seu livro “Notas sobre a Enfermagem”.

A enfermeira trouxe a reflexão de que cada vez mais é essencial que a Enfermagem conquiste valorização, piso salarial adequado e a jornada de 30h e frisou que apesar de haver uma movimentação pela desvalorização do SUS e do serviço público, devemos estar atentos e combater isso para continuar a defender a profissão e seus serviços. Ela finalizou agradecendo e homenageando todos os profissionais da Enfermagem que atuaram e continuam atuando no combate da Covid-19 e afirmou que a pandemia mexeu conosco, mas sairemos dela mais fortes.