Imunização no contexto da pandemia é debatido no 23º CBCENF

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi implantado no Brasil em 1973

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), foi implantado no Brasil em 1973 sendo reconhecido internacionalmente, como parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde.

O programa ganhou voz em 1980 quando iniciou sua primeira campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, com o propósito de vacinar todas as crianças não vacinadas em um único dia.

No segundo dia de programação do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, a imunização foi tema de uma sessão de debates científicos, realizada pelas enfermeiras Carolina Gava, Ana Paula Rezende e Virna Liza Hildebrand.

As palestrantes debateram a necessidade do gerenciamento do Programa Nacional de Imunização no contexto da Pandemia da Covid-19, explicando que hoje vivemos num ambiente de incertezas, elas reforçam a importância de manter o cartão de vacinação sempre atualizado.

Para Virna Liza, enfermeira e mestre em saúde pública, orientar e educar a população é papel fundamental das equipes de Enfermagem que atuam diretamente na imunização. “A falta de orientação e direcionamento único sobre a vacinação afeta e desgasta diretamente o profissional de Enfermagem, que lida diretamente com a população”, afirmou.

Finalizando a sessão de debates, Caroline Gava, enfermeira epidemiologista do PNI, ressaltou que a população precisa ser orientada e vacinada. “Vacinas salvam vidas”, finalizou.

 

Fonte: Ascom – Cofen