Wanderson Oliveira destaca atuação de liderança da Enfermagem

Epidemiologista destacou que a Enfermagem já possui um diferencial                                          de liderança na sua atuação

Iniciando o último dia de CBCENF, o enfermeiro epidemiologista da Fiocruz Wanderson Oliveira palestrou sobre a liderança da Enfermagem e do enfermeiro em espaços estratégicos no cenário nacional da pandemia de Covid-19. Durante sua fala ele destacou que a Enfermagem já possui um diferencial de liderança na sua atuação, desde muito cedo. Naturalmente, os enfermeiros ocupam a linha de frente dos cuidados e atendimento ao paciente, sabendo guiar e trabalhar de forma multidisciplinar com os demais membros das equipes de saúde.

Wanderson foi um dos responsáveis pela estruturação da resposta nacional à pandemia de Covid-19, à pandemia de Zika Vírus, à pandemia de Influenza A (H1N1), ao desastre na Barragem em Brumadinho, ao derramamento de óleo em praias do Nordeste, além de enchentes sazonais, ressurgimento do sarampo, entre outros surtos, epidemias e desastres. Segundo ele, antes da pandemia, a área de epidemiologia não era reconhecida, mas tem tido grande destaque por sua contribuição no combate à pandemia. Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva. A área propõe medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornece indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

Em sua fala, descreveu que hoje temos como principal forma de tratamento aos infectados com Covid-19 o cuidado. Na equipe de saúde é a Enfermagem que representa o cuidado, estando naturalmente em destaque na situação. Sobre a Covid-19, relatou a dificuldade na identificação da doença pelos sintomas similares ao resfriado e à gripe, além de que a maior parte das infecções não são aparentes. Ele também acredita que líderes de Enfermagem a frente dos atendimentos precisam conhecer e saber transmitir informações e dados complexos para a população, de forma que o público entenda que é um grande desafio para a classe e de como a Enfermagem pode atuar na liderança do cuidado de forma assertiva para tentar evitar novas situações pandêmicas.

    Wanderson foi um dos responsáveis pela estruturação da                resposta nacional à pandemia de Covid-19

O enfermeiro apresentou um pouco do histórico da pandemia e do cenário atual para os congressistas que participaram de forma presencial e online. Atualmente, graças ao trabalho da Enfermagem na vacinação, temos 150 milhões de pessoas protegidas, mas devemos atentar pois com o avanço da vacinação entre adultos, a proporção dos casos entre crianças e adolescentes começa a ficar desproporcional, o que torna a vacinação desse grupo urgente.

Para continuar combatendo a pandemia ele afirma que é necessário manter as medidas de segurança pessoais e coletivas, além de continuar avançando na vacinação. Ele encerrou sua fala frisando que a Enfermagem está presente em todos os espaços e em diversas áreas do atendimento em saúde e que o enfermeiro é um líder nato de uma equipe de saúde.

 

 

 

 

Fonte: Ascom – Cofen