Enfermeiros fiscais do Coren-SC inspecionaram 152 instituições de saúde em setembro

Neste mês de setembro, as equipes de enfermeiros fiscais estiveram inspecionando 152 instituições de saúde pelo Estado. O trabalho intenso foi realizado para fiscalizar os serviços prestados nas unidades de saúde em todas as regiões, verificar a atuação dos profissionais de Enfermagem para colaborar também com o aprimoramento nos serviços prestados à sociedade.

As inspeções são extremamente importantes pois envolvem vários fatores, como a verificação do exercício legal da profissão,  dimensionamento das equipes, análise das condições de trabalho, registro dos profissionais, além de fluxos de contingência e protocolos de segurança do paciente e das regras devido à pandemia, entre outras.

O Coren-SC reforça que a fiscalização é um trabalho rotineiro com objetivo principal de orientar e averiguar se as instituições estão executando as diretrizes impostas pela legislação. Busca-se garantir que o estabelecido por Lei em relação à Enfermagem seja cumprido em prol de uma assistência segura e de qualidade para população e ao mesmo tempo garantindo as condições dos profissionais. A execução da ação é orientativa e instrutiva para que haja a prevenção das infrações éticas e legais.

Em caso de alguma notificação, os Enfermeiros Fiscais acompanharão todo o processo de prazos e respostas, retornando à instituição para verificar se houve regularização e em caso negativo realizam os devidos encaminhamentos.

Confira a relação de instituições fiscalizadas pelo Coren-SC publicada mensalmente no site, menu Fiscalização e Ética, submenu Instituições Fiscalizadas – CLIQUE AQUI