Cofen e Ministério da Saúde se reúnem para debater Práticas Integrativas

Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Cofen

A Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (CPICS/Cofen) foi recebida pelos membros da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), do Ministério da Saúde (MS), na última quinta (14/10) para discutir novos rumos da área.

O objetivo é conhecer o perfil de atuação do profissional que desenvolve as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). “Ampliar o conhecimento sobre essas práticas é de grande interesse. O modelo de atenção das PICS pode ganhar uma nova proporção, com a possibilidade de adaptação a outras categorias da Saúde,” afirma a coordenadora da CPICS do Cofen, Cláudia Ferreira.

Para coletar dados sobre o perfil dos profissionais de Enfermagem das PICS, foi disponibilizado um formulário online. Com as informações reunidas, um estudo sobre as Práticas Integrativas será lançado em 2022, com apoio do Cofen. O resultado do projeto será um espelho para novas pesquisas sobre outras categorias de profissionais da Saúde. O projeto conta com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Fiocruz-PE e Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas (ABENAH).

Recuperação do bem-estar – As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são terapias que buscam estimular mecanismos naturais para a prevenção de doenças e recuperação do bem-estar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva e reconhece essas práticas. No Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) foi instituída em 2006, com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento à população.

Atualmente, existem 29 práticas oferecidas pelo SUS: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia e Yoga.

Fonte: Ascom – Cofen