Capacitação dos Protocolos de Enfermagem reuniu enfermeiros de 32 municípios

Durante o dia de hoje (18/10), enfermeiros de 32 municípios catarinenses receberam a capacitação de modo virtual do Volume 6 do Programa de Adesão aos Protocolos de Enfermagem do Coren-SC. As apresentações das enfermeiras da Secretaria de Saúde de Florianópolis (SMS/PMF) foram sobre os cuidados em  pessoas com ferida, mostrando os procedimentos de como deve ser o atendimento na Atenção Primária. Foram 181 participantes que ficaram das 8h30 às 17h recebendo as informações. O presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque, fez uma fala na abertura ressaltando a importância deste Programa, que já foi premiado pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). “Nosso compromisso é implantar os Protocolos no 295 municípios catarinenses, pois a adesão permite a valorização e o protagonismo da Enfermagem na Atenção Primária”, disse ele. A vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, e a conselheira Marinês Finco, que coordena o Programa nesta Gestão, participaram da capacitação.

A enfermeira Elizimara Ferreira Siqueira, Responsável Técnica da SMS/PMF e ex-conselheira do Coren_SC, coordenou a capacitação e explicou que “o desenvolvimento dos Protocolos de Enfermagem exige o trabalho de uma equipe, que utilizam dados e informações que são sistematizadas ao longo dos anos e baseadas nas evidências. Por isso, quando a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu os primeiros documentos, o Coren/SC assinou um convênio para que os mesmos pudessem ser utilizados  pelos municípios, ampliando a atuação dos enfermeiros.”

As enfermeiras Cilene Fernandes Soares, Milena Pereira e Juliana Reinert Maria da SMS/PMF é que conduziram a capacitação desta etapa. Os profissionais dos 32 municípios inscritos são os primeiros a receber as informações do Volume 6, que foi lançado ano passado. Na próxima sexta-feira (22/10) haverá mais um grupo de enfermeiros de outras cidades que já aderiram ao Programa. Atualmente são 160 municípios que utilizam os Protocolos.

Como participar

Para que o município participe, o Responsável Técnico em Enfermagem (RT) deve preencher o formulário de adesão no site do Coren/SC e selecionar os volumes os quais quer aderir.  No dia 15 de outubro, sexta-feira, foi realizada uma reunião virtual com os RTs de todas as regiões para explicar esse processo. A Comissão do Coren/SC responsável pelo Programa irá analisar e responder o pedido, o Termo de Adesão então é enviado e deve ser assinado pelo RT e pelo Secretário Municipal de Saúde. A segunda etapa é a capacitação dos profissionais da rede de Atenção Primária para aplicar os Protocolos no dia a dia, que é realizada numa parceria do Coren/SC com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Com a pandemia, esta capacitação foi organizada para ser online.

Para ter acesso, o município deve entrar no Programa de Adesão aos Protocolos de Enfermagem do Coren/SC – CLIQUE AQUI.

Como resultados, teremos a oferta de Consultas de Enfermagem onde não havia atendimento do Enfermeiro, além da ampliação do acesso dos pacientes à Atenção Primária em Saúde (APS) com redução significativa de filas de espera, aumento das consultas de Enfermagem e resolutividade das mesmas, se constituem de fato como inovação e diferencial para as pessoas atendidas.

“Além disso, temos a conscientização  da população sobre o papel da Enfermagem na Atenção Primária, quanto à consulta do enfermeiro e que a prescrição de cuidados compete também a prescrição de medicamentos e solicitação de exames, refletindo um cuidado seguro. Também temos a realização de exames com mais rapidez, baseados em critérios fundamentados em evidências científicas”, esclarece Elizimara Ferreira Siqueira.

Municípios que realizaram a capacitação do Volume 6:

Araquari
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Campo Erê
Canoinhas
Cocal do Sul
Gravatal
Guaraciaba
Guaramirim
Herval do Oeste
Itajaí
Jaguaruna
Jaraguá do Sul
Laguna
Lontras
Luís Alves
Nova Erechim
Penha
Piçarras
Pinhalzinho
Porto Belo
Pouso Redondo
Presidente Getúlio
São Bento do Sul
São Francisco do Sul
São Ludgero
Treviso
União do Oeste
Xaxim