Assembleia reúne presidentes dos Conselhos Regionais no Cofen

Presidente do Coren-SC presente na reunião online

Assembleia acontece durante todo o dia, em formato híbrido (presencial e online)

Presidentes dos conselhos federal e regionais de Enfermagem estão reunidos, nesta quarta-feira (20), em Brasília, para a Assembleia de Presidentes. Durante a abertura da reunião, o conselheiro federal Daniel Menezes destacou os avanços da PL do Piso que teve apoio da ampla maioria dos profissionais ouvidos pelo Cofen por meio de consulta pública. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), Gelson Albuquerque esteve participando da reunião de forma online.

Em seguida iniciou-se o julgamento de processos éticos, pauta do encontro. A fiscalização do exercício profissional, instrução e julgamento de infrações é atividade finalística dos conselhos profissionais. O Cofen normalmente atua como segunda instância nos processos. Em processos com penalidade sugerida de cassação, ou naqueles em que haja impedimento da atuação do respectivo Coren, o Cofen atua como primeira instância e a Assembleia de Presidentes como instância recursal.

Comitê de Gestão de Crise do Cofen testa todos os participantes antes do início das atividades

As reuniões presenciais realizadas no Cofen estão seguindo todas as medidas de prevenção ao coronavírus. O Comitê de Gestão de Crise realiza o teste de Covid em todos os participantes antes do início das atividades. Os presidentes e representantes dos Conselhos Regionais que não puderam estar presencialmente em Brasília participam de forma remota.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, falou ainda sobre sua experiência percorrendo os regionais para lançamento da multiplataforma CofenPlay e conhecendo as demandas dos estados. O Cofen tem realizado um extenso cronograma de divulgação em todo o país, com o objetivo de aproximar a novidade da categoria, esclarecer dúvidas e orientar os profissionais de cada regional sobre inovações e funcionalidades da plataforma. “Nosso objetivo é simplificar o trabalho da Enfermagem, reunindo materiais úteis e criando mais um canal de comunicação entre a categoria e os Conselhos Regionais”, explica a presidente.

Fonte: Ascom – Cofen