Comissão Nacional de Qualidade do Cofen realiza avaliação no Hospital Santa Isabel em Blumenau

Ontem (19/10) iniciou avaliação da Comissão Nacional de Qualidade do Cofen no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, para cumprir etapa de avaliação dos critérios que possibilitam a concessão do Selo do Programa Nacional da Qualidade (PNQ). Na reunião de abertura e validação do cronograma de atividades, estiveram presentes o presidente do Coren-SC Gelson Albuquerque, o conselheiro do Coren-SC Aldori Antunes dos Santos, a enfermeira Responsável Técnica da instituição Márcia Regina Fidauza, e os avaliadores do Cofen: Ursula Gliesch Silva, coordenadora dos trabalhos, Zainete Nogim, João Junior Gomes e José Maria Barreto de Jesus.

Os integrantes da Comissão percorrerão até quinta-feira (21/10) todas as unidades e serviços do Hospital Santa Isabel para avaliar os processos relacionados à gestão de riscos, segurança e educação. O PNQ valoriza e reconhece, formalmente, as instituições e os profissionais de saúde e é responsável por conceder o Selo de Qualidade em Enfermagem, um selo inédito no país, que certifica modelos inovadores. O novo sistema de certificação avalia instituições de saúde e de formação superior, profissionais da Enfermagem, docentes e Conselhos Regionais de Enfermagem.

“Ao certificar as instituições estamos valorizando também a saúde no Brasil. Estamos verificando boas práticas que podem inclusive servir de modelo para outras instituições”, disse a avaliadora Ursula Gliesch Silva. O objetivo é reconhecer o mérito dos profissionais de Enfermagem em seu exercício com qualidade e estimular o desenvolvimento da adoção de boas práticas assistenciais pela gestão das instituições.

O presidente do Coren-SC Gelson Albuquerque destacou a relevância da certificação para a categoria: “Reconhecer quem contribui para a assistência de qualidade é valorizar a Enfermagem, que está 24 horas no cuidado ao paciente”.

PARA SABER MAIS

Para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.

Com o PNQ, o Cofen compromete-se ainda mais com a qualidade da profissão ao reconhecer quem contribuiu para uma Enfermagem melhor, mais ética, assistencialista e humanizada.

O PNQ abrange enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de enfermeiros docentes que, por meio de ações educativas, promovam excelência no ensino de Enfermagem. Também serão certificados os conselhos regionais, que através da gestão se comprometam com a ética e a responsabilidade social.