Pesquisa busca mapear assistência de Enfermagem a indígenas

Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural, instituída pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) pela Portaria nº 281, de 13 de abril de 2021, elaborou uma pesquisa que visa identificar dificuldades técnicas, éticas e normativas da assistência de Enfermagem prestada pelos profissionais do país à população indígena. A coleta de dados será utilizada para a elaboração de uma minuta de resolução para normatizar a atenção de Enfermagem em saúde indígena.

Devido ao cenário atual da Enfermagem e, em conformidade com a Portaria MS/GM nº 254/2002, que trata da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Povos Indígenas, a qual insere integralmente o profissional de Enfermagem nos processos assistenciais e de planejamento das ações de saúde dos povos indígenas, resulta na necessidade de criação de uma normativa específica para a área.

“O amparo legal na atuação destes profissionais dará mais segurança ao trabalho que realizam, desde a atenção primária até a secundária e a terciária, uma vez que a população indígena utiliza todos os níveis de atenção em saúde e a Enfermagem está inserida em todos eles”, afirma Paulo Murilo, coordenador da comissão. Segundo ele, a atuação coerente e responsável dos profissionais inclui a compreensão das especificidades de cada grupo.

A enquete é breve e ficará disponível para todos os profissionais de Enfermagem do país que atuam no contexto da saúde indígena. Basta acessar o link e participar.

Sobre a comissão – Tem o objetivo de assessorar o Plenário do Cofen na elaboração de estudos e apresentação de ações, propostas, estudos e pareceres relativos às questões relacionadas com profissionais de saúde de comunidades tradicionais pelos grupos identificados (indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos e extrativistas), LGBTQIA+ e imigrantes.

Fonte: Ascom – Cofen